Como substituir indutor com reed switch

Sou novo na eletrônica e estou desenvolvendo um projeto onde estou tendo dificuldade para fazer um indutor onde no núcleo dele é necessário instalar um reed switch. O funcionamento é simples, quando há corrente elétrica circulando pelo indutor, se cria um campo magnético fazendo com que se feche o contato do Reed switch, acionando um relé, só pode fechar esse contato se houver corrente elétrica, não posso simplesmente alimentar o indutor com o positivo e negativo, pois sempre existirá tensão no circuito, mas nem sempre terá corrente elétrica. Como estou com dificuldade de desenvolver esse indutor com reed switch, quero substituí-lo por algum outro dispositivo onde ele só possa fechar um contato quando houver corrente elétrica circulando, pensei em um transistor, mas acredito q não dará certo porque se aplicarmos tensão o transistor irá atuar e sempre vai existir essa tensão, dessa forma não irá funcionar no projeto, quem puder ajudar ficarei grato.

Ola amigo! Para te ajudar, preciso que me diga um pouco mais do contesto onde será aplicado esse indutor. Não entendi a parte de que no indutor sempre haverá tensão e nem sempre haverá corrente elétrica.

Boa noite amigo, o projeto funciona assim:
A carga do circuito é a eletrólise da água, colocarei na água uma tensão contínua, o positivo e o negativo, quando eu tirar um dos dois sinais de dentro da água continuará havendo tensão, mas não haverá corrente porque parou de ocorrer a eletrólise, então durante a eletrólise haverá tensão e corrente, quando parar a eletrólise só haverá tensão.
Nesse contexto somente quando houver corrente elétrica fechará um contato, poderia ser com um reed switch como o núcleo de um indutor, mas não estou conseguindo desenvolver esse indutor, daí a minha vontade de ver outra possibilidade.

Eu fiz algo parecido usando um pequeno tc.
Você pode usar a saída do tc pra chavear um transistor.

Mas o tc só vai funcionar em corrente alternada. Se vc estiver usando CC pode tentar um resistor shunt com um amplificador operacional.

Para detectar o término da eletrólise, você pode utilizar um circuito com resistor shunt. Esse resistor é como se fosse um sensor que mede uma tensão que é proporcional a corrente no circuito. Você pode monitorar essa tensão (corrente proporcional) com um amplificador operacional (AOP) para amplificar a tensão e na saída um um LED, de forma mais simples. Ou, no lugar do LED colocar um arduíno, para poder controlar o processo de forma automática.