Rele trava após pouco uso - Quais motivos levam um rele a travar?

Bom dia, senhores.

Fizemos um pequeno projeto que controla um rele através de um raspberry pi para acender as lâmpadas do escritório. O problema é que após aciona-lo algumas vezes ele trava e mesmo recebendo o sinal para mudar o estado, ele não muda. Após bater algumas vezes nele ele volta ao normal.

Estou recorrendo ao fórum pois tentei encontrar possíveis causas para um rele se comportar assim e não encontrei. Talvez somente um hardware defeituoso mesmo? Trocando os reles tudo se resolve?

Fizemos a ligação em paralelo com o interruptor da parede mas mesmo sem carga o rele trava. Para ele voltar, damos algumas batidinhas. Nosso módulo de rele possui 2 reles é um deles já travou de modo que nem sequer batendo ele destrava mais rs. O módulo possui um led de indicação, o led acende mas não se ouve o click do rele.

Obrigado desde já.

Tenham um otimo dia!

Aparentemente um problema de hardware, qual a potencia que está sendo controlada, tente colocar uma indutância em serie para atrasar a corrente de partida (~100uH)? Testou a saída do rasp?

Sao 7 placas de LED de 25w cada uma, ligadas numa corrente de 127v. Ligamos em série no interruptor da parede. A saída do raspberry está funcionando ok, inclusive na placa dos reles tem um led que acende e apaga conforme ele recebe o sinal, o problema é que ora eles funcionam, ora não.

Ola! Amigo!

Isso geralmente acontece quando os contatos do rele se atracam, isso gera uma faísca devido a alta corrente da carga. Para sanar esse problema você pode colocar um capacitor de poliéster de 100nF por 250V ou maior.

Obrigado pela ajuda, pessoal :slight_smile:

Eu estou na verdade usando um módulo deste aqui (da foto). Ele já possui capacitores. Devo retirar o que existe ali e colocar este que voce sugeriu, @Electronic ? Existe algum módulo pronto que já suporte a corrente?

@artnic o @Electronic tem razão.

As paletas do relé grudam devido a descarga instantânea de corrente quando você liga os Leds.

Temo que se isto está ocorrendo é melhor você trocar os módulos ou então trocar os relés (caso tenha esse tipo de experiencia).

Se você está montando as placas de 25W em série a corrente está por volta dos 200 mA o que creio ser baixo para o relé da foto.

Agora se estas placas estão em paralelo a corrente está girando em torno de 1,4 A.

Veja no corpo do relé qual a corrente que ele suporta. Creio que não seja isto, mas a corrente instantânea de quando você liga o conjunto.

Qualquer coisa grite.

Abraços.

Ola! Verifique se o capacitor esta ligado nos pontos onde a carga esta ligada. Se possível mande uma foto da parte de baixo da placa.

Testou com o indutor?