Fizemos um pequeno projeto que controla um rele através de um raspberry pi para acender as lâmpadas do escritório. O problema é que após aciona-lo algumas vezes ele trava e mesmo recebendo o sinal para mudar o estado, ele não muda. Após bater algumas vezes nele ele volta ao normal.
Estou recorrendo ao fórum pois tentei encontrar possíveis causas para um rele se comportar assim e não encontrei. Talvez somente um hardware defeituoso mesmo? Trocando os reles tudo se resolve?
Fizemos a ligação em paralelo com o interruptor da parede mas mesmo sem carga o rele trava. Para ele voltar, damos algumas batidinhas. Nosso módulo de rele possui 2 reles é um deles já travou de modo que nem sequer batendo ele destrava mais rs. O módulo possui um led de indicação, o led acende mas não se ouve o click do rele.
Aparentemente um problema de hardware, qual a potencia que está sendo controlada, tente colocar uma indutância em serie para atrasar a corrente de partida (~100uH)? Testou a saída do rasp?
Sao 7 placas de LED de 25w cada uma, ligadas numa corrente de 127v. Ligamos em série no interruptor da parede. A saída do raspberry está funcionando ok, inclusive na placa dos reles tem um led que acende e apaga conforme ele recebe o sinal, o problema é que ora eles funcionam, ora não.
Isso geralmente acontece quando os contatos do rele se atracam, isso gera uma faísca devido a alta corrente da carga. Para sanar esse problema você pode colocar um capacitor de poliéster de 100nF por 250V ou maior.
Eu estou na verdade usando um módulo deste aqui (da foto). Ele já possui capacitores. Devo retirar o que existe ali e colocar este que voce sugeriu, @Electronic ? Existe algum módulo pronto que já suporte a corrente?