Construindo uma Score Box de esgrima

Uma escorebox de esgrima é um aparelho que registra a pontuação em jogos de esgrima. Dei o nome de Projeto Amélia em homenagem à Amélia Pachego, uma esgrimista já falecida, muito querida dos cariocas que era Mestre de Armas do clube Vasco da Gama e formou muitos dos mestres de armas cariocas da atualidade. Amélia Pacheco foi floretista de ouro da CBE - Confederação Brasileira de Esgrima.

Sou analista de sistemas e técnico de esgrima. Gostaria de montar uma equipe para trabalhar nesse projeto que vai ser aberto e tem a possibilidade de ajudar E MUITO que salas de armas (local onde se pratica esgrima) do Brasil tenham melhores equipamentos, já que uma scorebox é um equipamento caríssimo e de difícil importação.

Eu fiz um arquivo em PDF explicando melhor o projeto. Se alguém se interessar a entrar nessa empreitada comigo, agradeço muito!

Segue o link do projeto: https://dl.dropboxusercontent.com/u/10505593/ESGRIMA/Projetos/PROJETO%20AMÉLIA.pdf

Eu já montei uma enroladeira aérea (no projeto vocês vão entender o que é isso) muito mais barata que uma enroladeira “oficial”… com 150 reais você monta uma (bem mais barato que os R$ 3.500,00 do par de enroladeiras da Allstar, por exemplo). A enroladeira serve pra manter o fio que liga a arma do esgrimista ao aparelho de pontuação. Segue o projeto que baixei da Internet: https://dl.dropboxusercontent.com/u/10505593/ESGRIMA/Projetos/Overhead_Reel_Setup_Notes.pdf

Existem alguns documentos oficiais da FIE - Federação Internacional de Esgrima que me baseei para montar o projeto Amélia. Seguem os documentos, em inglês, para quem quiser se aprofundar mais no projeto:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/10505593/ESGRIMA/Projetos/44436-book%20t.pdf
https://dl.dropboxusercontent.com/u/10505593/ESGRIMA/Projetos/44439-book%20m.pdf
https://dl.dropboxusercontent.com/u/10505593/ESGRIMA/Projetos/45562-CAHIER%20DES%20CHARGES%20CHM-ANG.pdf

Esse vai ser meu primeiro projeto usando Arduino… tenho muitas dúvidas sobre programação para este controlador e principalmente sobre eletrônica. Agradeço QUALQUER ajuda que vier!

Um abraço,

Carlos d Avila

1 curtida

Esse projeto vai ajudar muitos atletas pessoal… hoje só no Rio de Janeiro existem várias salas que dão aula gratuitamente para pessoas de comunidades… material de esgrima é muito caro e aonde der pra economizar, ajuda… hoje temos salas até na Rocinha…

PRIMEIRO MÓDULO: CRONÔMETRO

No primeiro módulo estou usando um display de led de 7 segmentos com 4 dígitos com separação de horas e um chip MAX7219. Estou vendo na net algum código que me atenda com um cronômetro de 4 dígitos com 2 dígitos para minutos e 2 dígitos para segundos. O módulo vai ter 4 botões. Um de play/pause outro se setup para inserir valor inicial no cronômetro. Por padrão ele vai iniciar com o valor de 3 minutos. Os outros 2 botões são mais e menos. Mantendo o botão de setup pressionado por alguns segundos, o display vai piscar nos minutos e permitir adicionar ou diminuir minutos. Ao apertar o botão de setup mais uma vez, o display vai piscar nos segundos e permitir modificar os valores usando os botões mais e menos. Ao pressionar setup uma terceira vez, o valor vai ser aceito no display e vai executar ao pressionar play.

Alguém por acaso têm um código que faça isso?

Vou usar CIs 74hc595 para aumentar as portas analógicas do Arduino pra poder atender a todo o projeto. Esses botões vão ser usados com esse CI.

Esse é o desenho da placa que vou precisar…