Controle com ESP32 + Acelerômetro

Olá pessoal, tudo bem?

É meu primeiro post aqui no fórum, e gostaria da ajuda e opniões de vocês para conseguir tirar um projeto que está já quero fazer há muito tempo. Para resumir bem eu quero tentar fazer algo parecido com esse produto:


Eu atualmente utilizo o toggl.com para fazer o registro das minhas atividades, e eles fornecem uma API que é bem simples de utilizar, e seria muito fácil de implementar utilizando um ESP32.

A parte mais difícil do projeto, ao meu ver, como vários projetos utilizando os ESP seria deixar ele rodando por um período razoável utilizando baterias, uma semana seria ótimo, mas acredito que dois ou três dias já seria bom.

Eu preciso de ajuda a definir qual seria o melhor caminho conseguir concretizar algo parecido.

Qual módulo de giroscópio seria mais recomendado? Eu dei uma olhada no MPU6050 me parece ser barato e preciso o suficiente para esse projeto. Eu não sei na questão de consumo de energia, se seria viável.

Usar wifi ou BLE? Pelo que pesquisei o ESP32 consome menos energia para mandar uma mensagem utilizando BLE do que WIFI. Na minha concepção inicial eu havia pensado em utilizar WIFI porque aí poderia tratar os requests http em um webserver que seria responsável por fazer a configuração da equivalência da atividade que está sendo realizada à face do dispositivo. Eu ainda não sei como seria para fazer essa interface utilizando BLE com o computador/celular, para fazer o pareamento e etc. Mas estou disposto a aprender, aceito sugestões.

Qual placa de desenvolvimento usar? Eu tenho à disposição uns NodeMCU 32, mas sei que elas não são muito amigáveis com baterias. Gostaria de uma luz nessa parte de bateria e porque que não é muito a minha área.

Eu achei outro produto muito semelhante ontem: https://timeflip.io

Se esse protótipo der certo penso em fazer outros semelhantes para ativar diferentes cenários na minha automação residencial. Parece ser uma outra ótima aplicação para o dispositivo.

Enfim, vou continuar a pesquisar mas qualquer ajuda é muito bem vinda.

Obrigado.

nao seria dificil fazer rodar por um mes, se voce fizer simples alertas de troca, e nao implementar o counter internamente. ble 4.0 < , e muuuuuuito efficiente., mas tanto faz pra esse projeto. giroscopio o nem pensar, usa um sensor de luz em cada face e mede o mais escuro, pra saber qual esta pra baixo.dai voce sabe qual esta encima.

Boa noite Arnold, a minha ideia era justamente essa, o dispositivo apenas mandaria uma mensagem usando BLE ou Wifi com a indicação da face que está selecionada, aí ele poderia entrar em deep sleep, para economizar bateria.

Eu gostei muito da sua sugestão de usar um sensor de luz, eu tenho alguns LDRs aqui e já daria para começar a prototipar alguma coisa esse final de semana. O ESP32 seria perfeito porque pelo o que acabei de ver ele tem 18 portas que suporta ADC e 15 estão disponíveis no modelo que eu tenho.

Em relação ao giroscópio, você acha que não é uma boa alternativa por qual motivo? Não seria muito viável implementar com baixo consumo de energia? Pergunto porque apesar do sensor de luminosidade ser uma ótima ideia, talvez no escuro, ou com pouca luz o ele não seja tão eficiente.

Ontem já fiz alguns testes com a API do Toggl, e já consegui fazer um protótipo bem simples usando o ESP8266 e um push button.

Muito obrigado pela ajuda!

primeiro, esse site e fantastico lcsc, so compro componte la , desisti de comprar no brazil.

https://lcsc.com/product-detail/Optical-Sensors_Kodenshi-AUK-KIR5105J-D_C402111.html
usa algo como esse sensor ir, nao conte com luz ambiental.

Não conhecia esse site normalmente compro no Aliexpress ou Ebay.

Eu manjo muito de eletrônica, mas pelo que vi é um sensor IR analógico, basicamente usaria ele da mesma forma que usaria o LDR, como tinha pensado antes, correto?

Vi também que ele é SMD, acho que dificultaria um pouco para mim, eu dei uma olhada do site e as opções de sensores through hole, são mais limitadas, eu achei esse modelo:

https://lcsc.com/product-detail/Sensors_VISHAY_TEKT5400S_TEKT5400S_C139563.html

Você acha que poderia funcionar também ou você escolheu o AUK KIR5105J-D por algum motivo especial?

Eu tenho um outro sensor de IR aqui:

Vou tentar fazer uns testes com ele para ver como ele funciona exposto à luz ambiente.

esse ai da foto e um sensor com filtro pra carrier wave.

o que eu indiquei e um conjunto de sensor e emissor.

como

ou esse


ou esse

Mas aí nesse caso os sensores, teriam que ficar expostos em cada face, não teria como deixa-los para dentro do case que eu for fazer, correto?

Se fosse para medir a “luminosidade” até daria para deixar do lado de dentro, mas pelo que entendi nesse caso estaria medindo de alguma forma a proximidade da face ao apoio.

dependendo do material a luz atravessa de dentro pra fora