É minha primeira vez aqui no fórum , sou programador web e delphi participo de outros fóruns na área de programação, porém apareceu uma demanda nova aqui na empresa e como sempre gostei de eletrônica resolvi pegar o projeto porém tenho algumas dúvidas sobre a vibilidade do projeto, basicamente o cliente precisa de um DataLog um dispositivo que através de um acionamento manual ( pode ser um botão) o dispositivo grava a data e hora desse acionamento na memoria com isso armazenado o usuário semanalmente passa para poder descarregar esses dados via usb.
Para viabilizar o projeto tenho que baratear o dispositivo.
Pensei em usar Arduino NaNo mas só brinquei algumas vezes com ele e já faz alguns anos, vi que muita coisa mudou.
Tenho dúvidas básicas se alguém puder prestar uma consultoria pra eu viabilizar o projeto eu aceito, só me chamar no particular para combinarmos valores.
Pretendo colocar aqui a evolução do projeto para outros que necessitarem.
Se é exatamente essa a especificação, você precisará de uma chave e um RTC. Dependendo da quantidade de informações, uma memória para armazenamento, se o mesmo for feito no próprio sistema.
Para viabilizar o projeto preciso que ele custo o mínimo possível.
Para isso pensei em usar um modelo ESP8266 onde eu envie um post a cada acionamento manual e o webserver que receber o post faz o insert dos dados.
Porém encontrei um problema que é o consumo de energia esse dispositivo irá ficar em lugares onde não existe alimentação AC, preciso bolar algo que não passe de 30 reais para produzir cada um.
Caso eu optar por armazenar local os dados preciso de 2 megas pois a coleta de dados será feita mensalmente.
Será usado em áreas de risco, por isso preciso que a bateria e o espaço dure um mês.
Mínimo custo possível é meio complicado, meu caro, é melhor fazer um planejamento para saber qual a verba disponível para o seu projeto. Um custo mínimo possível para mim poderia ser R$ 100, enquanto para uma outra pessoa poderia ser R$ 1000, isso é muito relativo.
Usar em ESP8266 poderia ser uma solução, agora, eu me pergunto se no local onde você vai colocar esse negócio não tem alimentação AC, em qual rede é que o ESP vai se conectar mesmo?
Não sei exatamente o que você vai fazer, mas eu acho que, talvez, R$30/unidade seja um valor muito otimista.
Mais um vez obrigado pela resposta.
Desculpe não ter sido mais claro, quanto a alimentação quando eu digo que não existe alimentação AC quero dizer que não existe tomada perto do dispositivo, porém existe wi-fi na região onde vão ficar esses dispositivos.
Quando ao valor por unidade pelo que o cliente comentou se passar de 30 reais por unidade fica inviável para quem vai usar esse dispositivo.
Por isso pensei no ESP8266, porém eu vi que se ele ficar ligado 24 horas ele vai consumir as pilhas em poucas horas, pensei também em deixar ele stand by no intervalo de cada acionamento, pois pode variar com o dia.
Acho que os requisitos são bem restritos e o orçamento é bem pequeno. É necessário você verificar primeiro quanto uma placa ESP consome quando está ativa e quanto ela consome quando está em espera, mas mesmo assim, acho o período de 1 mês bastante longo para que as pilhas aguentem. Lembre-se que, como trata-se de logar data e hora, ainda terá que alimentar um RTC (a não ser que o próprio ESP receba esses dados da internet).
Era bom verificar a possibilidade trazer uma tomada para perto do dispositivo, já que existe uma rede Wi-Fi dentro do alcance do mesmo, provavelmente não seria um grande problema.