Controle de velocidade no carro

Bom, antes de tudo, eu não entendo muito bem de eletrônica/arduino/pi e entendo menos ainda de carros… Mas fiquei imaginando a possibilidade de desenvolver um controle de velocidade.

Digamos que você esteja numa via com limite de 60km/h e você “seta” uma preferência dizendo que você quer se manter a 60km/h. O mecânismo garantiria que você não ultrapasse essa velocidade.

O primeiro desafio seria determinar a velocidade em que o carro tá rodando. Não sei quão fácil é “hackear” o painel de um carro, mas imagino que existam formas melhores de fazer essa medição. Depois que conseguir jogar a velocidade pra dentro de algum lugar (arduino ou pi), o segundo desafio seria, como limitar a velocidade.

Como disse, não entendo nada de carro então me perdoem se eu estiver falando merda. Uma das ideias que eu tive foi de criar uma resistência mecânica no próprio pedal do carro que me impedisse de acelerar além do necessário para manter aquela velocidade (enquanto me permitisse desacelerar quanto quisesse). Outra ideia seria de limitar o fluxo de combustível pro motor… Nem sei se isso é possível, anyway!

O que vocês acham da ideia?

Acho que a idéia é complexa demais para alguém que começa o texto afirmando que não entende nada de eletrônica, arduino, rpi e muito menos de carros.

Entretanto para carros mais modernos estão utilizando CAN (Controller Area Network), não são todos os MCU’s quem tem esse BUS e muito menos uma lib implementada, pois da última vez que dei uma olhada nisso, que está parcialmente disponível para a placa Teensy 3.1, o desenvolvedor afirmava que é um protocolo bem difícil de implementar.

De qualquer forma, a maioria dos carros atualmente já vem com esse tipo de controle, mas não para uma velocidade tão “baixa” como 60, mas alguns não permitem que você acelere além de 180 ou 200.