Descarga de Bateria

Boa Noite Pessoal,

Estou resolvendo um exercico da escola, porém, a resolução efetuada não me satisfez.

segue abaixo o enunciado.

Suponha que o circuito elétrico de um carro é elaborado com resistores em paralelo como mostra a figura abaixo (1 bateria de 12vcc / 56Ah em paralelo com 5 resistores, sendo eles: R1 = 5K, R2 = 20K, R3 = X, R4 = 30K, R5 = 7K ). Com base na lei de Ohm e nas equações apresentadas para determinação da resistencia equivalente, determine qual o valor máximo da resistencia que deve ser colocada no veículo para que a corrente disponível não ultrapasse a sua capacidade nominal.

não entendi o por que da necessidade de converter o valor de 56 Ah para Amperes por segundo, 0,0015555.

0,0155 e quando coulombs por segundo estão passando.
sendo que 1 ohm deixa um coulomb passar por segundo.

Bem, o problema e que a bateria de um carro tipicamente usa uma regra de 20 horas.
entao 56ah/20horas idealmente daria 2.8amps direto, porem o a descarga maxima, tipicamente esta especificada na bateria.

@Ludicon creio que a questão é para testar dois conceitos da matéria. A lei de Ohm e associação de resistores.

@Rafa.carmo a questão te dá o valor da tensão e da corrente máxima que a bateria pode dar. 12V por 56A. A questão do tempo esquece por enquanto.

Se usarmos a lei de Ohm o valor da resistência equivalente da bateria seria dada por Req = 12V/56A = 0,2142 Ohm. Esse valor é o valor máximo de resistência para a capacidade nominal da bateria.

Na sequencia você tem (no meu entendimento) 5 resistores em paralelo. R1, R2, R3, R4 e R5 e voce precisa determinar o valor de R3.

A resistência equivalente de circuitos resistivos é dado pela formula:

1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + 1/R4 + 1/R5. Como você já tem o valor de Req é simples calcular o valor de R3 substituindo os demais valores conhecidos na fórmula.

Depois me conta o resultado aqui.

Abraços.

@Ludicon, realmente errei no caso da resistência. O valor determinado era o valor mínimo para que “a corrente disponível não ultrapasse a sua capacidade nominal”. Como foi citado na questão, a capacidade nominal é de 56A.

A questão não tratava da capacidade de descarga da bateria (não foi citado), portanto para ilustrar uma questão simples, provavelmente de um segundo grau técnico, as informações eram suficientes para calcular o valor máximo de R3.

Posso ter me enganado em relação ao cálculo da Req da bateria porque não vislumbrei a questão do tempo, como foi citado pelo @Arnold_Rudge, uma vez que se dividirmos a corrente por 3600 (quantidade de segundos em 1 hora) a Req muda. Corrente (A) = 1 coulomb / 1 segundo.

Mas o @Rafa.carmo vai tirar isso de letra, ele saberá se deve converter o A.h para A.s ou se não será necessário tal calculo. Acredito que vai depender da matéria já ter sido aplicada ou não pelo professor.

Abraços.

@Arnold_Rudge, ok, entendi a conversão para C/s porém no meu ponto de vista a bateria deve durar uma hora fornecendo os 56Ah, sendo assim eu deveria calcular o tempo que levaria cada circuito resistivo baseando nessa taxa de C/s?

Como comentei com @Arnold_Rudge, no meu ponto de vista para esse exercício eu deveria considerar a carga de 56Ah, e calcular baseando nas resistências dos circuitos o tempo de descarga levando em conta as informações fornecidas.

@WagnerB, a responda foi dada baseada na informações apresentadas, porém não me convenceram dado que o professor que passou este exercício não é da área.

@Ludicon eu sei disso, me desculpe. Apenas me baseei no que estava descrito na questão pelo nobre colega que nos colocou o problema.

Em relação a questão, pela minha experiência passada, sei que no descritivo de uma questão vem todas as informações necessárias. E pela minha interpretação do texto eu encontrei as informações que eu precisava para resolver a questão.

Não coloquei em xeque a capacidade intelectual do mestre/professor, mais pela simplicidade da pergunta (assumi que o texto da questão estava completo) do que pelo conhecimento colocado a prova para os alunos.

Uma coisa é certo. Vivi muita coisa no curso superior em relação as questões que os mestres/professores expunham aos alunos e decerto em um curso desses vamos encontrar alguns profs que procuram um gênio escondido dentro dos inúmeros alunos matriculados e com certeza não encontram kkkkk. Também pudera…

Mas vamos que vamos…

Abraços.

Bom dia pessoal,

Como já era esperado os organizadores do curso enviaram uma nota de correção do exercício, agradeço a todos pela ajuda.

Olá alunos da disciplina de Introdução à Engenharia.

Tivemos um equívoco ao elaborar nossa

2ª Fase

da atividade

M.A.P.A

, acarretando em um valor errado na resolução das Etapas III e IV.

Nessas etapas, para efetuar os cálculos, necessitamos da corrente ( i ), esta foi usada como sendo:

i = 56/3600 = 0,0155

Foi informado que a bateria é de 56Ah, isso é, ela fornece uma corrente de 56A durante 1 hora até esgotar sua carga. Portanto, o uso correto da corrente ( i ) nessas etapas, é de i = 56A

@Ludicon, é para desconsiderar a bateria e considerar uma fonte qualquer de corrente contínua, é apenas uma introdução.