Volt-ampere e Ampere Hora?

Olá amigos, sou novo aqui no fórum e a dias venho com essas dúvidas sobre VA e AH:

1. VA (Volt-ampere): O que é VA? O VA é o mesmo que AH? Quando tenho 700VA tenho 700V por 1 Ampere ou 700A por 1 V?

2. Ah (Ampere Hora): Como medir o Ah de um desktop? “A sub-unidade comumente vista de miliampère-hora (mAh) é igual a 3,6 C (coulombs).” O que isso quer dizer?

Olá Eder,

  1. VA é a unidade de medida utilizada para a potência aparente. Se você tem um equipamento que é ligado em 200V e consome 2A, então este equipamento tem a potência aparente de 400VA.

  2. Ah é uma unidade de carga elétrica. Se uma bateria é de 100Ah, e você ligar um equipamento que consome 200A, está bateria irá durar meia hora.

1 curtida

Olá amigo, obrigado por retirar a primeira dúvida vc também não saberia me responder como faço para medir Ah de um pc. Estou com essa dúvida se quando tenho uma fonte de 2A o consumo hora é 2A ou tenho que fazer os cálculos para transformar em hora já que o ampere é 1C/S ?

@Eder eu creio que você está confundindo as relações desejadas.

Normalmente para um equipamento eletrônico ou elétrico medimos o CONSUMO do mesmo utilizando o equivalente elétrico de potência real (Watts) ou potência aparente (VA).

Utilizamos a unidade Ampere-Hora para medirmos a capacidade de armazenamento de Carga ou Descarga para um dito elemento acumulador (bateria, capacitor, etc.).

No seu caso o PC ira gerar uma medida de CONSUMO em Watts ou VA.

Por exemplo se a sua fonte do PC for uma fonte de 300W provavelmente o consumo máximo do PC será dado pela fonte (genericamente). Para você obter o valor de consumo do PC uma forma seria usar um alicate-amperimetro que irá mostrar o consumo naquele momento.

Com a informação da potencia consumida ou da corrente dada pelo Amperimetro você pode calcular o quanto uma determinada bateria ou no-break aguenta manter o PC ligado.

Suponha que o PC consuma 10A. Uma determinada bateria que possui uma capacidade de 10 A-h irá durar 1 hora com o PC ligado. Se você utilizar uma bateria com capacidade de 100 A-h ela irá manter o PC ligado durante 10 horas.

Abraços.

Olá Éder,

A sua fonte é de 2A ou ela está consumindo 2A? Se o seu pc estiver consumindo 2A, o cálculo é simples, basta multiplicar pelas horas que você deseja deixar o pc ligado. Se quiser deixar o pc ligado por 10h, a carga necessária é 20Ah.

Obrigado amigos.

Eu estava nessa dúvida pq queria saber exatamente se ex: 2A era o consumo em ampere durante uma hora ou se era por segundo. Eu estava analisando se a bateria de notbook funcionava da mesma forma que um nobreak. Mais já cheguei a conclusão da minha dúvida obrigado.