Desentupir bico de impressora 3d

Olá,

para os peritos no assunto, gostaria da informacao de como desentupir bico de impressora 3d.

Utilizo a impressora wanhao duplicator 4.

Sei que existe a umas ferramentas, tipo bico de limpeza especifico para as impressoras.

mas ainda nao sei como desentupir.

Att.

1 curtida

Não conheço essa máquina especificamente, mas a maioria das impressoras possuem um procedimento para desentupir que consiste em aquecer o bico até muito acima da temperatura de fusão do material e depois tentar extrusar. Você pode também tentar usar uma seringa para desentupir o bico pelo lado de fora.

Mas na maioria dos casos o que funciona mesmo é abrir o extrusor e limpar o bico por dentro. O manual da máquina deve conter instruções para esse tipo de operação. Em algumas impressoras, como a Cliever, isso é simples de fazer. Já em outras dá mais trabalho.

Espero ter ajudado.

1 curtida

aquece o bico e com uma chave de boca do tamanho correto do seu bico desrosqueie com cuidado. cuidado neste processo para nao entortar o tubo roscado que liga o bloco aquecedor do seu bico… e principalmente ele estará bem quente. se der use luvas.

eu consegui bons resultados usando uma broca de 4 mm por dentro rodando com a mão mesmo para ir tirando o plastico que derrete e fica queimado la dentro. com cuidado para não comer a parte de metal de dentro do bico. Eu uso tambem um pote de vidro com acetona pura (dificil de achar e as da farmacia nem fazem cossegas, me dissseram que se usar thinner 2600 também da certo mas ainda não tentei) comprei uma escova com cerdas de latao que ajudam bastante limpar a parte de fora onde o plastico gruda e fica preto. mas so depois de deixar por umas horas na acetona.

A Acetona derrete o plastico e depois de um tempo ele tende a se soltar sozinho… deixando o fundo do pote de vidro cheio de residuos de plastico… para nao deixar a acetona suja passo ela num filtro de cafe pequeno. e esta pronta para a proxima vez…

uma boa maneira de ver se o bico esta limpo é montando ele novamente e extrusando o material… ele tem que descer reto sem fazer curvas ou enrolar… se tiver enrolando precisa abrir e limpar novamente.

3 curtidas

Obrigado pelas dicas pessoal!
consegui desentupir, comprei os tubos de ptfe novos tbm, esta tinindo! eheh

Agora um outro problema surgiu.

nivelando minha mesa de aquecimento percebi que ELA EMPENOU.
nos cantos das mesa esta mais alto e no meio esta mais baixo.

Estou tentando imprimir e o filamento nao esta grudando mais na mesa. Nunca tive este problema…

me parece que é em razão do nivelamento. Pois qnd o bico sai da ponta da mesa para iniciar a impressão (ja saindo o abs) fica afastado de mais da mesa, acredito que isto causa uma falta de aderencia no filamento.

Entao qnd o bico comeca a imprimir no centro da mesa, o filamento ja nao tem aquela primeira aderencia pra q não descole.

Gostaria que tivesse uma soluçao barata do tipo desempenar a mesa aquecedora.

O que vcs acham? tem solução ou preciso comprar um nova mesa aquecedora.

Att,