Dobradora de fio (wire-bender)

Ola Fazedores,

estou procurando uma dobradora de fio CNC que esteja disponível para um trabalho. Alguém já usou e tem alguma dica em São Paulo e região?

Obrigado!

Obrigado - vou falar com eles e reporto aqui se tiver sucesso! Fora do Brasil também funcionaria, se alguém ja trabalhou com alguém que entrega pelo correio tipo shapeways

OLÁ Ludicon, super a sua pagina e blog! estou pesquisandoa um tempão este projeto: https://makezine.com/2013/01/31/make-your-own-cnc-wire-bender/

Talvez seja possivel juntar alguns interessados para diminuir os custos e fabricar esta “viradeira-cnc”?

celiio eu fiz um prototipo dessa maquina, bem algo parecido, com o software aberto deles, isso la em 2016. ja desmontei e reusei as pecas, mas o software dele tava cheio de bug, acabei programando minhas proprias sequencias baseadas em tentativa e erro, e bem legal pra fio tipo >26awg coisa mais grossa o software errava. acho quera erro de floating point(tipico). Mas eu topava fazer uma mais forte.

Olá Arnold, barbaro ter alguem com cabeça e coragem neste Brazilzão que já montou a maquineta! Visitei e vi ao vivo algumas maquinas cnc de dobra de arame e todas tem uma movimentação bem parruda, vc já viu a maquina que esse mesmo pessoal colocou no kickstarter? Estábem melhor emais resolvida.Talvez o erro esteja mais na mecanica do que no código hehehe. Sim eu topo enfiar o pé nessa jaca, como tocar essa empreitada? AbraçoS!

voce e da onde celio?

Olá Arnold olá Lúdicon estou em Arujá a 40 km de São Paulo-SP Vou dar uma olhada na dica do grupo PreciousPlastic, fiz um moinho para um conhecido que está ligado nessa iniciativa :+1:

oLá Arnold, achei mais uma referencia de viradeira de fio, com mais documentação e uma serie de esclarecimentos nesse link:

Parece que o software é bem solido mas não tem interface para programar as dobras, tem que codificar os movimentos “mexendo no código” heheheh mas parece interessante baixei o projeto e vou dar uma analisada. Abraços a Todos!

Nova aparição da maquina de dobrar/enrolar, me pareceu bem promissor pelo que consegui ver no instructables, é bem simplificada, dá para começar com passinhos de bebê…como meu conhecimento de software é reduzidissimo, peço uma avaliação do pessoal para ver se vale a pena arriscar. Abraços a Todos! https://www.instructables.com/id/Spring-Making-Wire-Bending-Machine/

Olá pessoal!
Acabei de me registrar neste fórum… prazer em falar à todos.
Apesar da postagem antiga a respeito desta dobradora de fio, se for de interesse de alguns, gostaria de informá-los que consegui montar e inclusive funcionar a dobradeira 3D CNC conforme mencionada acima https://www.instructables.com/id/DIWire-Bender/ .
Tive bastante trabalho, já que sou tecnólogo em Qualidade e técnico mecânico e muito leigo em eletrônica; foi um desafio enorme, visto que fiz tudo na base “da raça”, mas finalmente após 2 anos(é verdade: 2 anos!!), concluí o projeto.
Ocorre que o autor https://www.pensalabs.com/ limitou o angulo das dobras e o comprimento de avanço em 124° e 124mm, respectivamente e eu queria 155° e 155 mm.

Já que tenho conhecimento de mecânica alterei o projeto para atender minha necessidade, porém agora preciso de auxílio eletrônico no sketch arduino uma vez que as dobras executadas não correspondem mais às coordenadas do arquivo .txt carregados no Processing

O processo de dobra antes se dava por duas engrenagens: a menor de 12 dentes recebendo força diretamente do motor de passo acoplada numa de 36 dentes - relação 3:1 (dentes retos módulo 1,5)

Na alteração mecânica tive que aumentar distância entre-eixos onde ficou: engrenagem menor 30 dentes recebendo força direta do motor acoplada numa de 60 dentes - relação 2:1 (dentes retos módulo 1,5).

OBS: as engrenagens originais são do padrão americano; substituí pelo módulo 1,5 e não houve problema.

Substitui os motores de passo PK264A2A-SG10 que eram de 0,18° e drivers e também funcionaram corretamente.
Creio que se faz necessário alterar o sketch arduino ajustando as formulas ao novo conjunto de engrenagens.

Não tenho a mínima idéia de onde surgiram estas fórmulas… já entrei em contato com o autor do projeto, o qual não pôde me atender.
Preciso agora de ajuda de alguém com conhecimento de programação para ajustar o sketch do arduino ao novo conjunto de engrenagens.
Se houver alguém disponível ou puderem me indicar, por favor me comuniquem.

Por enquanto é só(tudo isso).
Desculpem pelas delongas.

Olá Evilome! Barbaro , grande avanço nessa sua fabricação! Congratulações ! Agora tô com mais coragem de enfiar o pé nessa jaca, pra minha desvantagem, conheço pouquíssimo de programação… não tenho como ajudar nesse aspecto. Agradeço pela sua postagem, onde vc está localizado?

Fala Célio!
Sou aposentado, moro em Nova Odessa, SP - 40km de Campinas entre Sumaré e Americana.
Pois é, companheiro… desde 2014 quando vi este projeto, desejei construí e finalmente o concluí e “impressionantemente” sozinho, já que conheço muito pouco de eletrônica; conheço de programação CNC básica, que não tem nada a ver com arduino.
Como você viu estou buscando quem possa me ajudar na alteração do sketch pois o autor colocou limites na programação, evidentemente pela precariedade do conjunto mecânico.
Veja, fiquei 02 anos batalhando entre erros e acertos; projetei todas as peças para tornar a máquina mais robusta. tive muita dificuldade em encontrar uma oficina que fabricasse as peças e ainda assim houve atrasos de entrega, peças refugadas e outros contratempos.
Entrei em contato com o autor Marco Perry que não pôde me atender alegando que o projeto é OBSOLETO, sugerindo que atentasse para outro mais atual.
Na verdade entendi se tratar de forte estratégia de Marketing: Lancemos um produto que grande interesse e aceitação de baixo custo gratuitamente, para o qual daremos suporte limitado e por pouco tempo…rapidamente atualizaremos por novas versões mais robustas e COMERCIAVELMENTE viáveis.
Foi o que fizeram, basta verificar no site onde existem outras duas novas versões.
Mas na minha visão, o projeto inicial mesmo bastante simples e deficiente é mais interessante do que outros do tipo “DIY” espalhados na internet pelo fato dos programas serem bastante práticos, inclusive tendo o grande diferencial do eixo “Z” para dobrar em “3D”.
Este foi o mair dos desafios: fazer funcionar o eixo “Z” de forma independente, visto que no projeto inicial podia girá-lo muito pouco podendo embaraçar o danificar as fiações.
Meu objetivo é produzir artesanato, letras personalizadas e esculturas aramadas.
Se surgir quem possa me ajudar, quer dizer, quem se disponibilize a “prestar este serviço de programação arduino” queira por favor me comunicar.

Se preferir meu wattsapp (19)991987820.

Estou à disposição.

Forte abraço.

em algumas semanas acho que vou ter um tempo live , e ´poderia te ajudar.