Bico entope com PLA e PETG

Sempre imprimi bastante com ABS, e tinha feito apenas peças pequenas com PLA e PETG. Recentemente resolvi imprimir coisas maiores nesses materiais, mas o bico sempre entope no meio da impressão. Já mexi na velocidade e temperatura. Alguem sabe o que pode estar ocorrendo?

Faz muito tempo que você não troca o liner da extrusora ? (o tubo de PTFE interno) ?
O PETG é um saco mesmo, precisa trabalhar com velocidade MUITO baixa de extrusão, mas PLA é mais simples que ABS, não deveria dar problema.

Troquei o tubo interno e coloquei um bico novo, mas entupiu mesmo assim. Não sei pq estou tendo tanto problema com PLA, sempre ouvi que o ABS é um problema para imprimir mas sempre me dei melhor com ele.
Vou continuar tentando usando temperaturas diferentes.

Que temperatura você está usando ?
Se a temperatura for muito alta, o PLA carboniza e entope se ficar muito tempo aquecido e sem extrusar.

Usei de 185 a 200. Ainda nao tentei aquele esquema de óleo de canola.

185 para PLA parece um pouco baixo, eu trabalho sempre na faixa dos 200 graus.
Quanto ao PETG a temperatura é na faixa dos 245 graus…

Eu comecei com 210 na verdade e fui baixando. Parece q isso acontece em peças com suporte. Não sei se pode ser algo relacionado a retração.

Prezado Cesar,
Já questionou a qualidade do filamento? Já experienciei este tipo de problema e depois de muito mexer na impressora resolvi trocar de fabricante de filamento. Sem o intuito de realizar propaganda aqui, hoje estou utilizando filamento da 3Dlab com excelentes resultados.

Meus são da 3Dfila. Não sei o que acontece, eu imprimo em ABS sai perfeito, com PLA e PETG sempre entope em algum momento.

O PETG eu ainda não consegui “dominar” direito, mas sei que a temperatura é alta e a velocidade de extrusão tem de ser baixa.
Também só uso os filamentos da 3D Fila (e gosto MUITO ).
Uma outra coisa: a roda de tração do filamento está limpa? com o tempo acumulam-se residuos de plástico nas ranhuras e pode causar escorregamento.

Prezado Cesar,

Vejo duas possibilidades, uma é que a impressora por algum motivo não está conseguindo manter o aquecimento do bico em alguma situação a outra seria qualidade do filamento mesmo.

Minha sugestão é que experimente comprar de outra marca testar e caso senha um medidor de temperatura infravermelho que monitore a temperatura no bico durante o processo.

Estou começando a achar que o cooler do dissipador não está refrigerando o suficiente. O PLA sobe até o duto e entope antes mesmo do bico.

Isso é um problema mesmo…

Verdade, é outra possibilidade.

Obrigado a todos que estão ajudando na questão.

Filhote, PLA sem coldend bem ventilado não funciona. Procure saber se seu cooler está funcionando corretamente