Bico entope com PLA e PETG

Sempre imprimi bastante com ABS, e tinha feito apenas peças pequenas com PLA e PETG. Recentemente resolvi imprimir coisas maiores nesses materiais, mas o bico sempre entope no meio da impressão. Já mexi na velocidade e temperatura. Alguem sabe o que pode estar ocorrendo?

Troquei o tubo interno e coloquei um bico novo, mas entupiu mesmo assim. Não sei pq estou tendo tanto problema com PLA, sempre ouvi que o ABS é um problema para imprimir mas sempre me dei melhor com ele.
Vou continuar tentando usando temperaturas diferentes.

Usei de 185 a 200. Ainda nao tentei aquele esquema de óleo de canola.

Eu comecei com 210 na verdade e fui baixando. Parece q isso acontece em peças com suporte. Não sei se pode ser algo relacionado a retração.

Prezado Cesar,
Já questionou a qualidade do filamento? Já experienciei este tipo de problema e depois de muito mexer na impressora resolvi trocar de fabricante de filamento. Sem o intuito de realizar propaganda aqui, hoje estou utilizando filamento da 3Dlab com excelentes resultados.

Meus são da 3Dfila. Não sei o que acontece, eu imprimo em ABS sai perfeito, com PLA e PETG sempre entope em algum momento.

Prezado Cesar,

Vejo duas possibilidades, uma é que a impressora por algum motivo não está conseguindo manter o aquecimento do bico em alguma situação a outra seria qualidade do filamento mesmo.

Minha sugestão é que experimente comprar de outra marca testar e caso senha um medidor de temperatura infravermelho que monitore a temperatura no bico durante o processo.

Estou começando a achar que o cooler do dissipador não está refrigerando o suficiente. O PLA sobe até o duto e entope antes mesmo do bico.

Verdade, é outra possibilidade.

Obrigado a todos que estão ajudando na questão.

Filhote, PLA sem coldend bem ventilado não funciona. Procure saber se seu cooler está funcionando corretamente

Cesar,
Estou tendo exatamente o mesmo problema que você. Uso os filamentos da 3Dfila também. No funciona perfeitamente, porém no PLA não tem jeito. Do nada, durante a impressão, o bico entope e não sai mais filamento.
Conseguiu achar a solução do problema?

Não tive mais problemas com entupimento. Comprei um Hotend pra usar apenas com PLA, estou usando filamentos da 3dfila a 195C. Os filamentos PLA easyfill são bem superiores ao PLA normal. As impressoras da Sethi agora tem um duto para o cooler do dissipador que parece ajudar bastante. Meu problema agora é que o PLA sempre dá uma empenada em alguns cantos.

A questão é que o empenamento se dá nas camadas superiores. As primeiras camadas estão bem fixadas na mesa.

Aproveitando, parabéns pelo trabalho. Vi seu projeto da máquina de ressonância

170C? Isso é bem abaixo do que o pessoal recomenda, vou tentar isso. Vc trabalha apenas com impressão 3d ou tem alguma formação e usa a impressão para protótipos?

Legal cara, parabéns. O FabLab de um homem só.

Concordo, o pessoal vai mudando os nomes pras mesmas coisas… Prototipagem rápida, impressão 3D, manufatura aditiva.