Sensor de Gato com Arduino - sensor magnético ou RFID?

Olá, esta é minha primeira postagem, e apesar de um título estranho é isso mesmo que quero.
Tenho um gato aprontão (mija nas minhas coisas… :angry: ), e quero fazer um sensor para que se ele passar pela porta do meu laboratório ele dispare, assustando ele. Para isso pensei em prender na coleira dele algo para ser detectado, tipo um imã, ou mesmo um RFID, e colocar o sensor na porta. Se ele for detectado, dispara uma sirene por algum tempo. Qual a melhor sugestão para esse sensor? Magnético ou RFID? Acho que RFID não pega a não ser encostado com ele, né? Alguma outra sugestão? Obrigado.

É uma porta? Qual o espaço que o gato pode passar?

Sim. Uma porta normal, com 80 cm de vão. Mas só deve disparar se ele passar, pois tenho outros bichos e um menino pequeno.

A Intermec fabrica leitores para longo alcance, e antenas também. Colocaria na parte inferior do batente da porta uma antena e um tag na coleira. Em termos de custo, irá sair meio caro. Como vc pensa em espantar o gato? Existem alguns projetos “espanta cachorro” que trabalham com ruído acima da faixa humana audível. Teria que saber se funciona com gatos. Na prática seria amplificar um ruído do qual desagrada o bixano, então ele não ficaria mais entrando no seu Lab. Acreidito que em termos de custop fica mais viável.

Vou testar com um sensor magnético, e prender um imã daqueles de neodímio na coleira dele. Se ele passar, pretendo disparar por um tempo uma sirene dessas de ré de caminhão, que é alto pra caramba,e deve espantar o bicho. Outra opção seria colocar um módulo na coleira dele e vibrar (tipo cerca virtual de cachorro), mas não sei se funciona com gatos. Se não fosse crueldade eu daria uns choquezinhos nele, hahahaha. Brincadeiras a parte, se conseguir posto a sequencia e resultados aqui. Valeu.

Boa Tarde !!!
Poderia colocar isso sobre a pele do gato (pelo veterinário), só não sei se o leitor alcançaria os 80cm da sua porta.

http://pt.aliexpress.com/item/Glass-RFID-tags-5pcs-134-2KHz-Proximity-Induction-For-animal-identification/32233670764.html

Espero ter ajudado. Abraços !

Boa noite!

Acredito que uma sirene de caminhão irá assustar muita gente.
Tente utilizar (pesquise antes) algum circuito eletrônico que dispare um sinal sonoro que incomode somente o animal.

Abraços