Foguete Motor B200

Estou montando um foguete com motor B200 em aço com Altitude Máxima = 300m
Com propulsão de KNSU (Nitrato de potássio e sacarose)
A proposta final na verdade é o estudo de satélites.

O motor é uma reprodução de um grande aficionado por espaçomodelismo (desde 1972):
http://www.nakka-rocketry.net/

Também há o site da nasa com muitas informações:
https://www.grc.nasa.gov/www/k-12/rocket/lrockth.html


Curiosidade: Os motores de foguete são peças fixas como no desenho, também chamada de Tubeira de Laval. Gustaf de Laval ao estudar o fluxo supersônico chegou a um modelo de tubeira em que há uma seção convergente-divergente, essa angulação quando calculada corretamente transforma a vazão de massa da combustão de subsônica para hipersônica. Pode ser ver principio semelhante em turbinas.


Mais fotos em breve e no decorrer do projeto.

4 curtidas

Isso é fantástico! Você está fabricando as peças, ou comprando? Estou curioso para ver o progresso!

modelando e usinando

1 curtida

As medida estão em milímetros ?

isso mesmo, esse trabalho é uma adaptação deste blog: http://www.nakka-rocketry.net/ desde 1972 ele trabalha com foguete amador e até hoje faz update no blog e nos modelos.

1 curtida

@Thomaz_Barros, acompanho o Richard desde 2003 e no início, como todo entusiasta, desenvolvi alguns modelos e fiz muita experimentação.

Confesso que minhas maiores dificuldades foram a usinagem e o local para lançar meus “filhotes”. Como sou do Rio tive muita dificuldade de encontrar local adequado.

Tinhamos um grupo de pessoas cujo objetivo era desenvolver muita coisa e diversos modelos. No final eu estava desenvolvendo um combustível a base de resina epóxi e KNOH. Bons tempos mesmo.

Já tornei esse tópico um “favorito” e irei acompanhar seu trabalho.

Grande abraço.

1 curtida

Nossa proposta era fazer um trabalho, mas pelas dificuldades (dois integrantes saíram e um foi para o ITA fazer mestrado) fizemos o foguete, mas não lançamos. Ele estava guardado num armário do laboratório da faculdade, mas o laboratório começou uma reforma no inicio do ano, agora tem que procurar para ver onde ele foi parar. :unamused:
Vamos tentar lança-lo, mas vai ficar difícil trabalhar nele depois,pois o responsável pelo motor e pelo combustível foram os que sairam.