Fonte chaveada: Queda de tensão com carga

Olá!

Estou com uma fonte chaveada de 24v que apresenta a tensão exata na saída, porém, ao se colocar alguma carga, ela cai muito conforme o consumo.
Tem um trimpot de ajuste, funciona normalmente, posso variar para mais e para menos. Então, isso (me) leva a acreditar que secundário e primário além dos transístores estão operando “normalmente”, e o PWM está trabalhando bem enquanto não há consumo na saída.
O CI usado é um 51977P e no datasheet tem um exemplo de uso com 3 opto, é exatamente neste modelo que está aqui na placa.

Em termos de “análise de circuito”, qual seriam as explicações prováveis para este comportamento?

Já conferi os capacitores (tem apenas 2 de 1000x35v). A entrada de tensão está ok.
A fonte tem 3 saídas: 5v, 12v e 24v. A queda apresentava somente em 24v, mas fazendo um novo teste, percebo que o teste anterior não foi satisfatório.

Cada uma das tensões tem terra próprio, ou seja, apesar de ser a “mesma fonte”, não dá pra medir tensão usando o terra da outra. Em 5v não apresenta queda durante aplicação de carga. Mas ocorre em 12v e 24v de forma independente. A tensão cai exatamente pela metade enquanto no outro lado do transistor ela dobra. Não é bem um transistor, é um 20FL2C.

Durante a queda de tensão em 12v ou 24v, não ocorre em 5v, o mesmo se observa no contrário, se aplicar carga em 5v, não ocorre queda em 12v ou 24v. Quando aplico carga em 12v, não ocorre queda no 24v e o mesmo no contrário, se aplicar carga em 24v não ocorre queda em 12v.

Além do chopper da fonte, tem um “outro chopper” para a etapa de 5v, este “outro”, não se conecta com o primário, ele se conecta no chopper principal. Também não tem pwm separado para a etapa de 5v.

Ou seja, 5v é a única tensão que não apresenta queda e vem de um chopper próprio.
12v e 24v apresentam queda e ambas vem do chopper que se conecta ao primário.

Se o problema está em alguma etapa que 12v e 24v compartilham, então a queda deveria apresentar em ambos ao mesmo tempo, só que não.

Estou preparando as fotos

É uma fonte retirada de uma máquina antiga de cortar chapas. A máquina não opera mais, estou reaproveitando a fonte. Pois tem uma boa potência (5v 20a, 12v 4a, 24v 3a).
No teste estou usando lâmpada de 3W, bem tranquilo.

Mas vamos lá, parece que cheguei perto do problema, pois resolvi fazer um ajuste no 5v pra dar um peteco geral kkkk (agora não me parece um trimpot para ajusar os 5v kkkkk). Estva em 5.8v, então fui fazer um ajuste no trimpot e bastou um começar a girar lentamente… e morreu tudo. zero v em todas as saídas. Nenhuma tensão no secundário.
Verifiquei o primário e a tensão chega até o chopper. Como estou usando 110, nos capacitores tem 220.
Então fui no pwm e constatou-se que não há tensão alguma. Ou seja, sem oscilação.
O trimpot que causou isso está diretamente no pwm.
Imagino que terei que descobrir porque não há (e de onde vem) tensão para o pwm.
Com sorte, o problema inicial e este de agora são os mesmos.

Retirei o trimpot pra teste e ele está ótimo. Não tem tensão no local onde ele fica. A forma como ele é utilizado está formando um divisor com um resistor (um dos lados deste trimpot é fechado com o centro) as trilhas dele vão direto no circuito pwm, porém, não tem tensão em lugar algum do pwm.
Estou tentando “visualizar” a fonte de forma modular para facilitar na análise, mas o fato da minha capacidade de análise ser ruim dificulta muito. Sem falar que a fonte é um pouco diferente do convencional.

Encontrei o problema, um mal funcionamento em uma plaquinha reguladora de tensão, localizada no primário. É daquelas plaquinhas recobertas, uma placa CI. O código é AB019 e no Google só existe UMA única referência. É no ebay e mesmo assim não tem para venda. Agora é fazer a engenharia reversa, mas arrancar esta cobertura vai ser o bicho, pois não é resina como alguns outros onde dá pra retirar com calor.

1 curtida