Impressão 3D rendilhada e frágil

Tenho uma impressora Creality Ender 3 Pro há mais de 1 ano e deparei-me agora com um problema que não consigo resolver: As peças ficam com um aspecto rendilhado muito fragilizado, em resumo, arruinadas.
Usei para testar um modelo simples de uma moeda.
O resultado é o que se vê na imagem. As 2 de cima são antigas que saíram bem e as 4 de baixo são as recentes que saíram mal.


As últimas acções que fiz foi nivelar a placa de base, limpar o extrusor e verificar que o fio corria facilmente no tubo entre o motor e o extrusor. Não alterei nenhuma configuração e o PLA é de um rolo que já tinha usado para fazer outras peças anteriormente que ficaram bem.
Agradeço alguma ideia do que pode estar a acontecer.

Sua extrusora pode estar “patinando”, ou em outras palavras, o eixo dentado que faz o tracionamento pode estar sujo com partículas de filamento.
Também pode ser sinal de que o liner (tubo de Teflon dentro da extrusora) precisa ser trocado (isso se não for extrusora all metal, que não tem esse tubo).

1 curtida

Tudo indica ser problema no fluxo de filamento,.como o colega já disse, pode ser extrusor patinando, bico entupido ou configuração de baixo fluxo no fatiador

1 curtida

Agradeço as respostas.
Só hoje pude verificar as soluções propostas.
Efectivamente a roda dentada que fazia o traccionamento estava bastante suja.
Depois de limpar tudo, já voltou a funcionar bem.