Impressão com Preenchimento Intermitente

Olá!
Sou iniciante na impressão 3D e estou enfrentando alguns problemas com relação ao preenchimento das camadas e algumas vezes com o contorno das peças. Há momentos em que a impressão parece perfeita e outros que passa algumas fileiras praticamente sem preenchimento. Pensei que poderia ser problema omente na primeira camada, mas está sendo algo contínuo nas camadas subsequêntes também.

Aparenta um preenchimento interitente, com algumas fileiras preenchidas perfeitamente e outras praticamente não preenchidas.

Agradeço de antemão qualquer sugestão ou ajuda!!

Existem várias causas provaveis, vou listar algumas:
1 - filamento enroscado no carretel (às vezes a ponta do filamento passa por baixo de alguma outra volta, criando uma laçada);
2 - filamento enroscando em alguma parte da impressora (principalmente se for sistema bowden);
3 - roda de tração do filamento cheia de resíduos de filamento, patinando (necessário desmontar o motor da extrusora para verificar);
4 - bico parcialmente entupido ou amassado (se extrusar filamento à temperatura correta com o bico distante da mesa uns 10 cm o fio tem que sair liso e descer na vertical, se “enrolar” o bico está amassado ou sujo por dentro);
5 - liner interno de teflon da extrusora carbonizado (isso cria um estrangulamento na passagem, além de liberar particulas pretas no filamento).

Podem haver outras causas, mas essas são as mais comuns.

1 curtida

Faça um teste de extrusão do filamento, procure na internet como configurar os steps da extrusora. Pode ser um defeito também.

1 curtida

Se fosse problema de configuração de passos na extrusora o problema não seria INTERMITENTE…

1 curtida

Pelo que ele disse não é defeito intermitente, mas sim um preenchimento intermitente, indicando sub extrusão, que pode ser causado pelos problemas citados por você como também pela errada configuração dos passos da extrusora.

1 curtida

Agradeço a ajuda de todos!
Retornando sobre o problema, háviam algumas conexões no tracionador frouxas (mola e parafusos) e, como o Ludicon citou, a roda de tração do filamento estava com alguns resíduos também. Após estas correções consegui melhorar significativamente a questão do preenchimento.
Única coisa que ainda me parece estranha é a questão do problema ser intermitente, com horas preenchimento bom e horas ruim. Sendo problema do tracionador “frouxo”, no meu entendimento deveria ter um preenchimento ruim sempre, mas por algum motivo somente em alguns pontos a roda de tração se afrouxa.

A qualidade do filamento é importante para assegurar consistencia de resultados.