Impressora 3d para de extrusar filamento

Olá, vejamos se alguém pode me ajudar.
Minha impressora, Anet A8, inicia a impressão imprime umas oito camadas e para de extrusar o filamento.Já fiz tudo o que sabia, mas nada adiantou. Me parece que o motor do extrusor para de funcionar depois da oitava camada, o que me leva a crer que possa ser um defeito no software da maquina. Será???

1 curtida

Olá, Ludicon! Obrigado por responder.
Pois é, foi a primeira coisa que pensei. Eu uso o Cura 4.0 mas mantive o meu antigo Cura 3.6. Fiz a configuração nos dois e continuou a mesma coisa. Eu já tinha feito impressões com os dois sem problemas, por isso descartei essa ideia. Parti para Bico, Garganta, Extrusor e toda a mecânica envolvida, troquei quase tudo, pois tenho bastante estoque de acessórios, mas nada resolveu. Só não mexi no firmware da maquina.Para vc ter um melhor perfil da minha pessoa, tenho mais de 50 anos com eletrônica, robótica e automação e 73 nas costas. Há, há, há…
Interessante que isso aconteceu de uma hora pra outra, imprimi normalmente em um dia e no outro apareceu o problema. Fazem cinco dias que estou lutando com isso.

Olá Claudio,
Sim, isso mesmo. Exatamente por isso fiquei totalmente confuso. Hoje vou fazer uma experiência mais detalhada. Vou abrir a extrusora para poder observar o motor, vou contar as camadas que imprime e vou fazer três arquivos G-Code diferentes e em fatiadores diferentes.
Depois te mando o relatório. Estou curioso com isso tudo.

Boa ideia a do driver, vou testar.
As outras não é o meu caso. Abri a extrusora e imprimi seis peças observando. Todas imprimiram até a oitava camada, depois o motor para. Deixei completar a impressão e tudo funciona normalmente até o final, só sem camada nenhuma. Ao terminar, o motor faz a retração, ou seja anda uma meia volta para trás e o filamento sobe. Se fosse o driver não deveria funcionar, mas mesmo assim vou testar.

Será? Vc está me gozando? Eu imprimo com esta máquina a mais de um ano, como disse, tenho dois fatiadores no PC Cura 3.6 e Cura 4.0, será que os dois estão com configuração errada? Ou sera que eu desaprendi de configurar um G-Code… Até acredito que o problema seja de Software, mas da máquina… Testei tudo o que pude na Placa Mãe, drivers componentes, etc. e não encontrei nada que justificasse…
Estou mais perdido que cachorro que caiu da mudança. kkkkkkkkk…
Cansei por hoje, amanhã continuo…
Qual o fatiador e impressora que tu usas?
É isso aí meu amigo, por enquanto muito obrigado pela ajuda. Duas cabeças pensando é bem melhor… Até +

Isso é pra LOOOUUUCCCOOOO!!!
Olha o que eu fiz: Concordei (em parte) com a tua ideia, apesar de serem dois fatiadores distintos aparentando o mesmo problema. Pode ser que os dois estejam corrompidos,(e exatamente no mesmo lugar), quem sabe, então fui para o outro computador, baixei o Cura 4.0 direto da Ultimaker, e configurei a peça que eu queria, (um filtro de filamento) por ser uma impressão rápida, em torno de 13 minutos. Coloquei na máquina e mandei imprimir. IMPRIMIU TUDO! PERFEITO!
Bem, aí, muito faceirito da vida, peguei o modelo que eu queria imprimir, coloquei neste novo fatiador e PC, e configurei o G-code. Coloquei na Impressora e mandei imprimir. Não imprimiu nada, não saiu uma gota de filamento. Tentei três vezes e sempre a mesma coisa. Agora ficou pior, nem as oito camadas. Me diz se isso não é coisa pra louco… :crazy_face::crazy_face::crazy_face:

Já testei isso. Com qualquer arquivo.
Acredito que estou perto de descobrir o problema. Desmontei todo o extrusor, deixei só o motor, soltinho, sem nada acoplado e ele não girou. Troquei o cabo, nada. Troquei o motor, também não girou. O defeito está na placa mãe, ou no driver, que é embutido na placa ou no entorno dele. Pior que eu não tenho outra placa, já vou providenciar e mandar vir uma.
Enquanto isso vamos tentar descobrir onde possa estar o defeito. Não vai ser fácil. Interessante que é um defeito que teve uma certa intermitência. Ora funcionou de um jeito depois funcionou bem e agora não funça mais.
Alguma sugestão agora? :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

Uééé!!!
Onde está a tua persistência, “não podemo se entregá pros home, de jeito nenhum”…
Vamos a luta “cumpanhero”. Não vai ser fácil. Tudo micro-eletrônica, drivers on-board, xiiiiii…
Mas para garantir, eu já comprei uma nova. Se eu conseguir consertar essa, fico com uma de reserva. É isso, agora vou comer uma boa Pizza, tomar um bom vinho e me preparar psicologicamente para amanhã, afinal ninguém é de ferro.
Um abraço!

Olá Ludicon,
Só para encerrar… A placa original não consegui consertar, desisti. O problema era realmente no driver, mas só tive acesso a um eletrolítico e mais nada, tudo SMD, impossível mexer com meu soldadorzinho de 100 Watts… kkkk… Coloquei a nova que chegou esses dias e tudo voltou a funcionar perfeitamente bem. Facinho, facinho… kkkkk…
De qualquer forma, muito obrigado pelo apoio.
Qualquer dia volto aqui, vou deixar uma contribuição para o pessoal da Impressão 3D. Um limpador/desentupidor de bicos de altíssima tecnologia, bolado por mim, BBB, Bom, Bonito e muuuuito Barato. Aguardem.
Um abraço!
Valter