Mini System Aiwa com lado esquerdo e direito com qualidade inferior

Olá


, como estão? Espero que bem.

Gostaria de tirar uma dúvida que busco na internet há anos e não encontro ninguém que sequer consiga imaginar a causa de um problema bem chato com equipamentos de som.

Amo música. Adoro ouvir CD. Eu já cheguei a adquirir 4 mini systems da Aiwa. Sim, aqueles clássicos dos anos 90. :smiling_face_with_three_hearts:

Pra mim, foi a melhor marca de aparelhos de som doméstico.

Porém, uma “coincidência” chata e estranha: quase todos eles vieram com um defeito de fabricação: a caixa acústica o lado L ou R tem uma entrega de potência sonora mais fraca. :sweat:

Não é no volume. É na entrega de potência, intensidade e amostragem sonora. Por exemplo, a voz do cantor na caixa de um lado está mais presente e intensa. Na caixa o outro lado está fraca e sumida. Isso é irritante de se perceber e estraga o efeito estéreo.

Dá pra perceber facilmente ouvindo CD, rádio ou pela Auxiliar a diferença entre o lado esquerdo e direito.

É frustrante…

Pensando muito a respeito, como esse problema se apresenta ouvindo música em qualquer uma das funções, desconfio que i problema possa estar em algum componente universal que se faz presente em todas as funções. Por exemplo:

  1. algum capacitor

  2. solda de algum componente do lado problemático na placa do volume

  3. solda ou algum componente do lado problemático na placa do p****rocessador

  4. a qualidade do material utilizado em algum componente do lado problemático.

​É sabido que até mesmo a qualidade e a quantidade do estanho utilizado na solda interfere na qualidade sonora pois impacta da condução de energia e informações. Pois bem, eu descobri que um desses mini system tinha uma das caixas menos potentes que a outra. Ou seja, ou é capacitor de placas internas (crossover) ou a qualidade dos alto-falantes que não é consistente comparada com a qualidade dos alto-falantes da outra caixa. Só que a unidade central dessas caixas também tem problema no lado referente a essa caixa acústica.

Engraçado que eu comprei um mini system que é Made in United Kingdom, e ele não tem esse problema. :joy: Os dois lados (Esquerda e Direita) tanto da unidade central, quanto das caixas acústicas) têm a mesma consistência na qualidade.

O problema só tem nos aparelhos fabricados no Brasil, China ou Tailândia (e é por isso que eu prefiro os importados, pois a gente não anda fazendo nada direito, nem mesmo o que já vem teoricamente pronto de fora).

Pra mim está muito claro e óbvio que se trata de um defeito de fabricação. E é muito comum de ocorrer, o que me decepciona. Falta de controle de qualidade. E preocupação ética.

Será que precisaremos de engenheiros de software para descobrir qual o problema?

Alguém se arrisca a ajudar?

Desde já, grato.j

Desequilíbrio entre canais é relativamente comum em equipamentos não tão Hi-Fi… :laughing:
Por isso existe o controle de equilíbrio, muitos dos problemas dos mini systems tem a ver com o ajuste de bias ( polarização dos transistores ou chip ) tem muitos manuais de serviço da AIWA neste site: https://www.electronica-pt.com/ uma tentativa de localizar a falha pode ser feita intercambiando as caixas e comparando. Vi alguns casos procurando na web de caixas que após uma queima de capacitor do crossover apresentam alta impedancia e pioram a qualidade sonora. Achei uma lista muito legal de dicas para reparo de diversos AIWA DICAS SOM AIWA- ALGUMAS. - ConsertodeTV
Boa Sorte

1 curtida

Eu desconfio que esse problema de inconsistência na clareza/intensidade sonora entre o lado L e R dos aparelhos, esteja nos componentes de funções universais, como Volume, Conexão das Caixas acústicas ou processador. Algum capacitor ou outro componente associado a essas funções pode ter baixa qualidade ou ter perdido potência em comparação com o outro. Ou até mesmo ter uma qualidade do material inferior.

Eu já tive modelos que tanto a unidade central como a caixa do lado problemático apresentavam descompasso de qualidade comparado com o outro lado da unidade e a caixa. Ou seja, não só algo dentro da Unidade Central como também a caixa do lado correspondente tinham esse defeito que detona o efeito estéreo e prejudica a imersão da música.

O fato de tantos aparelhos apresentarem esse problema se revela um defeito de fabricação alinhado com a falta de profissionalismo e ética por parte das empresas com a falta dos famosos Selos de Teste de Qualidade. Simplesmente fabricam e enviam para os revendedores. Não testam, e se testam, pior ainda, pois compruca que enviam para venda com problema.

Mas justamente por isso eu discordo de uma parte do seu comentário. Independente se é Hi-Fi ou não, esse problema de descompasso na qualidade do som reproduzido pela caixa do lado esquerdo e direito, é um defeito de fabricação. Logo, pode acontecer tanto em mini system, como em celulares, Blu-ray players, tevês, etc. o que dirá aparelhos Hi-Fi (digo porque tenho outros aparelhos com esse problema e outros que não têm). Lembrando que ser Hi-Fi não impede a fabricante de fazer c…gada e alta fidelidade não é o único aspecto que define se um aparelho de áudio é realmente e totalmente ou minimamente agradável de se ouvir.

Afirmo isso com segurança e certeza porque tenho outro mini system fabricado pela Aiwa no Reino Unido e ele é perfeito. O som que sai do lado esquerdo e direito é uniforme em qualidade. Ou seja, são aparelhos fritos no Terceiro Mundo que apresentam mais esses defeitos que aí meu ver são graves e sérios sim. Não sou só eu que percebo. Já li por aí outros reclamando desse problema em seus aparelhos. Mas ninguém parece saber do que se trata. Talvez tenhamos que ter um nível de conhecimento de engenharia de som.

Enfim, o que eu queria muito mesmo é ter certeza ou uma luz sobre onde exatamente estaria esse defeito que me incomoda tanto.

Agradeço pela resposta.