Dicas para automação de churrasqueira

Olá, tenho uma churrasqueira elétrica e pretendo fazer uma automação nela com Arduíno.

A churrasqueira tem um motor de 220v corrente contínua, 55w de potência e a velocidade de rotação dos espetos é atualmente controlada por um potenciômetro tradicional.

A ideia da automação seria poder controlar a velocidade da rotação remotamente (via celular, por exemplo)

Imagine que a churrasqueira teria 2 modos de operação:

  1. modo local – via potenciômetro físico (como é hoje)

  2. modo remoto – poderia ter um botão físico para habilitar um tipo de bypass do potenciômetro físico e habilitar o controle remoto, nesse modo o controle da velocidade seria via Arduíno recebendo instruções via http (de um app), nesse modo o potenciômetro físico ficaria desabilitado.

O modo remoto seria operado por um arduino/wemos com wifi e um server http embutido que recebe os comandos para aumentar/diminuir a velocidade, essa parte de rede e comunicação eu já saberia como implementar e quais componentes usar.

A única parte que eu realmente não sei por onde começar é a parte do controle do potenciômetro, que tipo de componente devo utilizar.

Eu imaginava algo como um bypass no potenciômetro físico que redirecionaria o controle para um componente no Arduíno (qual componente ?)… sem necessidade de mexer direto no motor da churrasqueira.

Se alguém puder de dar algumas dicas ou me apontar em alguma direção sobre o que devo pesquisar a nível de componentes, eu agradeço.

Obrigado,
Neimar

Informação obtida do fornecedor da churrasqueira.

Pois é, inclusive pedi confirmação pro fornecedor depois que você comentou, ele confirmou DC, mas enfim…

Recebi uma dica em outro fórum que envolve usar um potenciômetro motorizado.

Infelizmente o fabricante não soube me dizer qual a resistência do potenciômetro atual da churrasqueira e outra pessoa sugeriu um Potenciômetro controlador de Potencia em conjunto com um Potenciômetro motorizado.

Seguem fotos do dimmer/potenciômetro atual …

Ludicon, infelizmente não conheço nada de eletrônica e mencionei dimmer e potenciômetro mas obviamente não sabia do que estava falando, vou chamar de “componente” até não saber exatamente qual o termo correto, mas sei que nesse componente existe um potenciômetro…

Tirei algumas fotos do componente que liga e controla a velocidade e o potenciômetro em si é B200K, no entanto existem outros componentes.

O meu objetivo é apenas substituir ou complementar esse componente por/com alguma coisa que possa ser controlada por um Arduíno, não quero mexer no motor da churrasqueira.

Alguém me sugeriu um potenciômetro motorizado, alguma opinião ?
Ex: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699487247-potenciometro-motorizado-para-arduino-_JM

Seguem as imagens …




pot4

Agradeço a ajuda e peço desculpa pela falta de conhecimento em eletrônica…

Você acha que eu poderia simplesmente substituir esse potenciômetro por um motorizado e controlar ele via Arduino, me parece simples demais …

Faz ideia de onde consigo um pot. motorizado B200K na Internet ?

Nesse caso eu conectaria (adaptaria) o servo no pino do potenciômetro e o servo giraria o potenciômetro?
Se entendi certo, seria ainda menos intrusivo eu nem precisaria mexer no componente original… somente do nob pra frente.

Esse tipo de servo, por exemplo ?

Eu teria apenas que configurar os limites do servo, pra ele não girar fora dos limites do potenciômetro, certo ?

Ao meu ver o potenciômetro só está aí pra controlar o SCR, assim sendo não passa potência nele, então qualquer potenciômetro motorizado de 200kohm vai servir. Essa é sem sombra de dúvidas a saída mais fácil. Infelizmente tal componente parece ser BEM difícil de achar pra vender na internet, minha sugestão seria colocar dois potenciômetros motorizados de 100k em série, você pode comprar eles aqui por exemplo: https://www.mouser.com/productdetail/bourns/prm162-k415k-104a2?qs=sGAEpiMZZMukHu%2bjC5l7YccZ8g5H32GWPT%2FCDWd%2FlXY%3D