Problema para alimentar ESP 07 (ESP8266)

Pessoal, tudo certo?

Seguinte, eu estou montando um projetinho com ESP07 (ESP8266).
A alimentação que tenho disponível é de 5V e precisei rebaixar para 3.3 / 3.6 para poder alimentar o ESP07.

Utilizei o LM317T regulando a sua saída para algo em torno de 3.3 / 3.6V.
O problema é que ao conectar esta alimentação no ESP07 a voltagem cai para algo em torno de 1.8V e o ESP não chega nem a dar boot…coloquei alguns capacitores para ver se conseguia manter a estabilidade, mas mesmo assim não tive sucesso…

Tentei também utilizar o LM1117-3.3V, deu certo, porém achei ele muito instável mesmo fazendo uso de capacitores de valores diferentes e quando ocorria esta instabilidade o ESP travava ou até mesmo desligava totalmente devido a isso…

Alguém tem idéia do que eu poderia fazer?
Com o LM317 eu achei que teria mais sucesso do que com o LM1117, mas ele não chegou nem a alimentar o controlador…

Obrigado!

Opa,

A entrada estou usando os 5V do USB.

Sobre o LM317
VIN - Direto no 5V + capacitor 100uF
VOUT - Resistor 280R no pino do ajuste ADJ + Capacitor 10uF
ADJ - Estou usando um trimpot, mas está atualmente em 500R

Isso me dá uns 3.5V na saída.
Ao plugar o ESP ele cai para 1.8V ; 2V…nessa faixa…

Fiz um videozinho mostrando a queda

Obrigado!

Olá

Os 5V quando o circuito é ligado cai de 4.9V para 4.2V.
Sim, o ESP consome no pior dos casos 250mA quando é totalmente utilizado (wifi conectado e etc)

Eu também estou achando algo nessa linha de pensamento sua…
Vou tentar utilizar uma outra fonte para verificar se o problema persiste…

Fiz o teste com uma fonte de bancada com 2A, o mesmo problema ocorreu.

Alimentei o ESP sozinho com 3.3V na fonte e uma programação de blink básica e ele funcionou perfeitamente consumindo 6mA.

Depois alimentei o circuito todo com 5V e o regulador, ele me entregou 3.5V certinho na ponta, porém ao ligar o ESP ele caiu para 1.8V na ponta que antes tinha do 3.5V.
E na ponta que tinha 5V caiu para 4.3V

O ESP 8266 seguiu sem funcionar

Essa fonte aqui não é de celular não (apesar de eu ter testado em uma também e tido o mesmo resultado :frowning: ) . É uma fonte daquelas reguláveis de bancada que vai até 15V se não me engano…

Pois é tem algo muito estranho…vou dar uma revisada nas ligações do LM317, testei com outro aqui pra ver se talvez o meu estivesse danificado, mas mesmo resultado…

Fiz o teste com 9V e realmente funcionou, entendi este detalhe do LM317 agora.

Vou ter então que utilizar mesmo o LM1117T-3.3v que tenho aqui, não tive sucesso com ele da outra vez que testei por causa da estabilidade, achei ele muito instável o que ocasionou diversos travamentos no ESP durante o uso

Mesma situação usando o LM1117 :frowning: … ele fica estável para entregar 3.3V apenas acima de 8V igual ao LM317… ele até entrega os 3.3V com 5V na entrada, mas fica muito instável, uma hora ou outra ele acaba travando o ESP.

Tem alguma alternativa de outro regulador de tensão pra reduzir para 3.3V e mantendo os 5V de entrada?

Caso contrário vou ter que jogar esse projetinho pra 12V e fazer duas reduções nele, de 5V para os relês (ou comprar um com bobina de 12V) e uma de 3.3V para o ESP.

Obrigado novamente

alguns LM317T sao regulavel, nao fixo em 3.3v , exige um resistor no gnd como feedback.

Resolvi optar pelo LM317T com 12V no circuito, qualquer outra coisa que eu fosse inventar poderia ser instável ou insuficiente para o ESP 8266 rodar…

Vou colocar o LM317T com 2 resistores para entregar algo em torno de 3.5V ou 3.6V para o ESP, qualquer oscilação para baixo não vai afetar o funcionamento dele, ao contrário de usar por exemplo o AMS1117-3.3 ou o LM1117-3.3 que é o que mais usam por ai e entrega na teoria exatamente 3.3V, que se oscilar para qualquer coisa abaixo de 3.3V já trava o controlador…

O datasheet do ESP diz que ele opera entre 3V / 3.6V, vou alimentar ele com algo por volta de 3.6V, alguns sites relatam que colocam 4V / 4.5V em cima dele e ele continua a funcionar bem…

Acho que é a melhor opção no momento mesmo…