Problema com ESP8266 alimentado via USB

Estou tentando utilizar um ESP8266 com Arduino UNO, mas pelo que li a tensão necessária é de 3.3V e há momentos em que é necessária uma corrente de até 300mA (o que o Arduino não consegue fornecer), logo é necessário o uso de uma fonte externa que atenda essas especificações. Então, como não tenho uma fonte de 3.3v, nem regulador de tensão ou fonte ajustável, decidi utilizar a porta USB do computador, para isso cortei a capa de fora do fio e desencapei os fios vermelho (5v) e preto(GND) de um cabo USB, depois conectei na protoboard esses fios. E para reduzir a tensão para 3.3v fiz um divisor de tensão com 3 resistores de 1kOhm e montei o circuito conforme a imagem. O problema é que se eu conecto o CH-PD do ESP8266 conforme a imagem, o a luz vermelha do módulo apaga e não consigo comunicação com ele, se eu não conectar, a luz vermelha liga. Tentei ligar só o CH-PD na porta 3.3v do Arduino e o resto como a imagem mostra mas sem sucesso. Mas quando só utilizo a porta 3.3v do Arduino para alimentar tudo, não ocorre esse problema (os dois funcionam ao mesmo tempo), mas não consigo me comunicar corretamente com o módulo, ocorrendo ruídos no serial monitor.Qual o problema que está ocorrendo? E gostaria de saber como poderia conectar o ESP8266 com o Arduino sem a necessidade dos componentes que mencionei que não possuo.

@MrSherlocker rapaz, eu não entendo muito de eletrônica não, mas pelo que andei lendo, não há possibilidade de o ESP8266 funcionar quando você alimenta ele através de um divisor de tensão. Não sei exatamente o motivo, mas você VAI precisar mesmo de um regulador de tensão pra fazer isso funcionar direito. Nem tente ligar ele na saída de 3.3v do Arduino pq, como você mesmo disse, não aguenta. Uma hora a coisa aí vai abrir o bico.

O seu divisor de tensão vai funcionar, no máximo, pra “derrubar” a tensão do TX do Arduino pra entrar com 3.3v no ESP8266.

1 curtida

Coloque um capacitor para tentar regular o ruido. Procure por filtro capacitivo e filtro passa baixa

1 curtida

Muito obrigado pela atenção!
Então parece que vou ter que comprar mesmo o regulador… É triste quando você acaba de comprar os componentes e aí quando vai montar vê que precisa de outros. O pior é que não consigo encontrar nada na minha cidade, então tenho que comprar pela internet, o que é ruim pela demora, além do frete, por isso tento comprar tudo que preciso de uma vez.

Muito obrigado por responder ao meu pedido de socorro, vou tentar a sua sugestão!

Ihhh rapah… estamos na mesma! hahahahaha aqui na minha cidade não consigo encontrar quase nada, só tem 1 loja de eletrônica. Comprar de lojas brasileiras também não tá dando… o frete acaba com qualquer bolso. Estou preferindo comprar no eBay ultimamente, mesmo correndo o risco de ser taxado.