Problema regulador 7824 / sugestão de lojas para cabos

Olá fazedores.

Montei um regulador de tensão bem simples para acionar duas ventoinhas de 50mm.

Minha fonte é de 36V, então coloquei em série um 7824 e um 7812 para chegar aos 12V. Está saindo 12V mesmo, como esperado, mas ao plugar as duas ventoinhas em paralelo a tensão caí pra menos de 4V, e o 7824 esquenta bastante. Um dissipador pode resolver?

Preciso de sugestões de lojas online para componentes e cabos.

Preciso muito de um cabo 4 vias e blindado, para pelo menos uns 5A, bem como um cabo par trançado preferencialmente de duas vias, também blindado. Este último se eu não encontrar irei usar cabo de rede mesmo.

E ferrite. Não faço ideia onde comprar. Sugestões online?

Abraços

Edit: Ah, e cabo USB blindado também.

Que tipo de ventoinhas vc está usando? Esse comportamento do seu circuito não tá normal. Qual a corrente de funcionamento dessas ventoinhas? Lembre-se que o 7812 só suporta 1A de saída. Verifique qual é a corrente somada das duas ventoinhas, pois estão em paralelo. Ah, e 1ampere é para os com encapsulamento TO220, os TO92 só suportam 100mA. Sem ver o circuito é difícil dizer com certeza, mas seu problema parece msm ser de sobrecarga.

Quanto aos sites, tem vários. Vou te indicar 2: http://www.megacomponentes.com.br/ e http://www.soldafria.com.br/

Veja também se a sua fonte está suportando a carga das ventoinhas e mantendo os 36V com tudo ligado. As vezes a gente só mede a saída e acaba esquecendo de verificar a entrada.

Os reguladores tipo 7812, 7824, 7805 foram feitos para esquentar mesmo, isso é normal. Porém, veja que na grande maioria dos casos não é possível utilizar a corrente máxima suportada pelo CI, pois ele acaba superaquecendo bem antes disso.

No caso dos seus reguladores, eles estão trabalhando com uma tensão de 12V sobre cada um. Se o seu circuito consumir 1A, eles irão dissipar aproximadamente 12W cada, o que está muito acima do que o CI suporta sem dissipador, mesmo que você cumpra todos os outros requisitos como tensão de entrada e corrente máxima. Nesse caso vai ser necessário colocar um dissipador relativamente grande, ou até mesmo uma ventoinha extra pra ajudar a resfriar. Se você souber a corrente, dá pra calcular a potência e dimensionar o dissipador.

Vlw galera.

A fonte é de 36V 10A. Cada ventoinha é de 0,15A. Acabei adicionando mais uma, ligando as 3 em série, deixando de lado os reguladores. Muita pressa em terminar isso.