Raspberry Pi 4 como PC para estudante

Olá, pessoal. Queria tirar uma dúvida com pessoas que entendem do assunto, pra saber se eu não estou fazendo uma má escolha.

Tenho uma irmã que está no ensino médio e quero dar de presente pra ela um PC pra ela usar basicamente pra estudar. Atualmente ela estuda pelo celular e isso pode ser um pouco desestimulante. Pesquisando as opções que eu tenho (orçamento baixinho), eu achei notebooks, PCs baratos e os kits Raspberry Pi 4 completos que vendem no mercado livre. Notebooks baratos normalmente têm uma péssima configuração e eu acredito que seria bem lento. PCs baratos normalmente têm pouca RAM e processadores bem fracos. Aí eu achei o Raspberry Pi 4 de 8GB que parece ser interessante, pro preço. Ela já tem monitor, teclado e mouse do PC antigo, que deu defeito.

Um Raspberry Pi 4 de 8GB, com cartão SD de 32GB é capaz de oferecer uma experiência agradável pra estudar e fazer trabalhos simples?

Edit: SSD não, cartão SD.

Vou separar por partes.
O RPi 4 atende muito bem para navegação sim. Lembre-se de que é Linux, mas para uso gráfico o impacto é baixo. Tem programa pra tudo.
32GB é o suficiente de armazenamento sim, mas tenha em mente que o I/O em SD é baixo e a vida útil será curta.Pelo raspi-config, atualize o firmware para suportar boot por USB - seria melhor fazer um boot externo por HD/SSD - o que aumenta o custo.

A refrigeração necessariamente precisa ser adequada, ainda mais agora no verão. Eu utilizo um case de aluminio que é ideal.

A fonte precisa realmente oferecer os 5V@3A, senão dá problema.

1 curtida

V tem que ver que alem do custo do RPi 4 v. tb vai ter que arrumar monitor, teclado, mouse e fonte.

É viável usar um RPi4, mas se o que v precisa é sóarrumar uma solução para quem esta “estudando pelo celular”, e nao vai mexer com IOT e etc, acho que tem muitas outras opcoes mais recomendadas, mais baratas e mais viaveis do que um RPi. Por exemplo, um PC usado, um i3 ou i5 de geracoes mais antigas, v. acha usado a bom preco, por menos do que seria esse RPi 4 de 8GB que v está cogitando. E um i3 mesmo de geracao mais antiga provavelmente ainda é superior a um RPi 4. Um i3 ou i5 de geracao antiga pode ser superior a um Celeron ou Pentium ou Atom estalando de novo, ate pq o resto da configuracao tende a ser compativel com o processador.

Já o Rpi é bonitinho, tem hype, está na moda, mas passado o modismo e o deslumbramento o i3 ainda te dá mais opcao para esse cenario q v descreveu. Sabendo o que eu sei, eu nem pensaria no RPi como opcao.

Eu gosto do RPi demais. Meu primeiro foi um RPi 1 comprado em 2012 qdo ninguem no Brasil tinha ouvido falar dele. Tenho tb um RPi2 e um RPi4. Ou seja, nao é que eu nao goste dele, mas, sério, se é só para substituit um PC, eu acho que pode ser viável, mas há outras solucoes melhores e alem disso mais baratas.

E se eu nao consegui te convencer, tem um palpite final: como v tem preocupacao com custo, eu te falo que RPi4 de 8GB é desnecessário. 4 GB resolve muito bem. Eu tenho o de 8 GB, já abri 30, 40 janelas de browser, e não utilizou nem metade da memória. Comprei o de 8 por impulso (e estava com folga de grana), mas hj vejo que foi totalmente desnecessario.

E, nao, o RPi 4 nao é o meu computador principal. Uso ele só para controlar uma impressora 3D. O RPi2 é para torrents e para NAS caseiro. E o 1 está parado.

1 curtida

Excelentes respostas. Muito obrigado Djames_Suhanko e Jomilso30356364. Era exatamente dessas informações que eu precisava: se é viável, se existem alternativas melhores e, caso eu decidisse comprar um, quais cuidados eu deveria ter.

Eu tenho um rasp 4 faço de tudo com ele tem um sd de 32 gb e um HD mecanico de 500 gb ligado em um a TV de 32" minha unica frustração é com assistir filmes o VLC não roda bem, mas tbm nunca perdi tempo tentando resolver isso.
Quanto a navegação uso de planilhas ou editor de texto não deixa nada a desejar.
O meu raspberry uso como servidor para acessar td remotamente e funciona a anos sem problema direto 24 hrs.
Mas na minha opinião eu iria como o amigo disse anteriormente disse compraria um i3 antigo que vai te entregar muito mais pelo preço similar.
Para quem é fuçado vai de boa mas para uma criança leiga em linux, comandos, shell e etc, não recomendo.
Abraços.
Att.