Retíficas, furadeiras, o que usar?

pessoal, consegui estragar minha retifca mês passado, mas nunca fui muito feliz com ela… penava pra cortar acrilico, sempre tinha a impressão que o lamina ia voar dela (bom, foi assim que ela estragou…)
fazia um barulho enorme pra coisas pequenas…
(estou me referindo a Mini Retífica Sagyma)
bom, agora que preciso de uma nova comecei a procurar e preciso de opiniões…
usei uma furadeira makita (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-578665475-furadeira-impacto-parafusadeira-bateria-12v-hp330-makita-_JM) esse final de semana pra prender um parafuso de uma madeira para outra, e ela fez o trabalho mole mole então acho que com acrilico ela quebraria bem o galho…
preciso cortar acrilico pra fazer meus prototipos então ela seria uma boa, não?

o que vocês me sugerem?
abraço! :smiley:

Olá @leinad, eu tenho uma Dremel 4000 e estou bem satisfeito, mas só fiz pequenos trabalhos com ela.
Tente trocar uma idéia com o @Jeferson_Simoes, ele é especialista no assunto.

Que lâmina exatamente @leinad? Uma fresa ou disco de corte?

Eu cortei alguns plásticos com uma fresa de 1 corte. É tudo uma relação entre quantidade de cortes X rotação da ferramenta. A velocidade em que você irá passar a ferramenta, bem como o diâmetro da fresa também influenciam (quanto maior o diâmetro, maior será a velocidade da lâmina no ponto de corte, permitindo usar fresas de mais cortes).

Furadeira não deve suportar esforços radiais, isto é, usamos elas somente para furar.

Tente pesquisar no youtube se há pessoas que fazem cortes em acrílico com tupia. Apesar da alta rotação, se usar uma fresa de 1 corte de diâmetro pequeno (usando um adaptador 1/4" para 1/8"), acredito que não irá fundir o acrílico. Para garantir, faça em vários passes de espessura pequena, passando a tupia rapidamente.

Outra solução seria usar uma nova micro-retífica. Pesquisei essa Sagyma, e é a famosa micro-retífica chinesa, importada para cá sob diversas marcas. Eu tenho uma, amarela, Brocks; Se encontrar um suporte/base para ela, ou se comprar o conjunto da Dremel que acompanha este suporte, irá fazer o mesmo papel da Tupia, com a vantagem de poder controlar a velocidade (porém perdendo bastante potência):

Por fim, nunca testei, mas uma serra tico-tico ou fita, de bancada ou não, pode ser uma boa ideia também.

Fresa 1 corte haste 1/8" - Igual a que eu tinha, e quebrei =/

Obs: Essa parafusadeira Makita deve ser show de bola, e cara. Eu não arriscaria estragá-la usando-a para fresar.

@mlemos, Eu sou um curioso, e tenho feito desta área minha profissão, me permitindo pesquisar e estudar bastante estes assuntos. Mas não me considero, ainda, um especialista. Chegarei lá hehe.

1 curtida

@Jeferson_Simoes, entendo, mas na minha classificação você é o tipo de especialista/apaixonado que eu gosto e confio. :wink:

1 curtida

eu uso serra circular com dentes finos mas para cortes nao lineares eu uso serra tico tico. Para maior precisao uso a retifica acoplado ao adaptador para virar uma mini tupia. Possuo uma Eihell e ate agora nao me deixou na mao. Em casa eu fiz uma bancada com furadeira e serra circular pequena. Ta dando pra fazer tudo.

1 curtida

@Renato_Taira_Imagawa nos mostra uma foto da sua bancada para pegarmos ideias =]

Fiz um teste de corte de acrílico com a Dremel.

Usei uma fresa de dois cortes, 2mm. Não fundiu e cortou legal. Observem o detalhe do acabamento entre as peças cortadas.

Na primeira imagem eu mostro a direção (azul) em que avancei com a ferramenta. A seta curvada (verde) mostra o sentido do giro da ferramenta. E peças cortadas, esquerda e direita.

A peça direita fica com o acabamento bom, já a esquerda fica com muita rebarbas. Isto é relacionado ao sentido de corte da ferramenta, e sentido de avanço. Para quem se interessar, pesquise por: Climb Milling vs Conventional Milling. Aqui, por exemplo.

Dei acabamento com um rebarbador, que comprei aqui, no Ebay. Não sei se é o ideal, mas gostei do resultado. Eu li uma vez sobre dar acabamento com calor.

Segue imagens.

fiz a mesma coisa mas com mdf 3mm porem para tirar rebarba passei uma lixa de papel para madeira. Pra acrilico eh a mesma coisa.
Broca para corte lateral uso essas.
http://www.dx.com/p/lson-2-0-mini-tungsten-steel-drill-milling-cutter-tool-silver-2-pcs-308699#.U_04BfldXjM