Simular Relógio de Energia

Olá pessoal. Sou professor e pretendo realizar um projeto com os alunos bem simples mas gostaria de ajuda, especialmente no código, lembrando que tenho pouquíssima experiência com Arduino.
A ideia inicial é a seguinte. Gostaria de ter alguns botões que acionassem um Led cada. Cada Led estaria referenciado a um eletrodoméstico (só a potência). A cada vez que o aluno ligasse um Led ele mostraria a potência do aparelho e a soma da potência total caso tenha mais de um ligado. Não há a necessidade de outros dispositivos exceto os Led´s, os botões e talvez alguns resistores, já que é apenas uma simulação didática. Seria mais ou menos assim:

Botão (1): Chuveiro (4000W)
Botão (2): Ferro Elétrico (1500W)
etc.
-Se todos estão desligados o resultado de Total = 0
-Se Ligar o botão 1: Total = 4000W
-Se ligar os botões 1 e 2: Total = 5500W

  • Se, a seguir, desligar o botão 2: Total = 4000W

Parece simples, mas serão cerca de 12 botões e poderão ser ligados individualmente em qualquer ordem e desligados desta forma também, tendo que reduzir o valor da potência assim que isso ocorrer. Depois pretendo calcular o consumo com o tempo dos botões ligados, mas isso deixo mais pra frente.
Agradeço desde já qualquer ajuda. Obrigado.

Vou tentar.

O objetivo é simular o consumo de energia elétrica em uma residência e para isso usaremos vários botões que acendem um Led e simulam o liga/desliga de um eletrodoméstico.
No terminal (posteriormente em um display) ele mostra a potência total utilizada naquele momento. Não há nenhum equipamento envolvido, apenas os botões e os leds.
Cada botão tem um valor associado e ao acioná-lo (ligar) ele acrescenta (soma) a potência referente a ele ao total e se for acionado novamente (desligar) ele subtrai este valor.
Então o que preciso inicialmente é da lógica envolvida.
Espero ter sido claro. Obrigado desde já.

Sim é isso. A minha dificuldade está mais em como diminuir o valor quando desligar o botão. Eu estou recebendo uma ajuda em outro fórum (Obrigado “mineirin RV”) e assim que tiver tudo certo retorno aqui. Obrigado pela atenção.