Sistema de Alimentação por Baterias

Olá Galera,
Estou fazendo um projeto onde necessita indicar visualmente se a bateria está acabando. Procurei alguns circuitos como referência e só encontrei os que levam em conta a queda de tensão. Isso me levou a pesquisar mais um pouco sobre a tecnologia das baterias e descobri o porque os circuitos existentes, os mais simples, utilizam desse princípio …
Meu circuito, inicialmente, irá utilizar 2 baterias de lítio para filmadoras, as duas irão funcionar alternadamente, ou seja, circuito drena Bateria 1 que quando tiver acabando automaticamente faz um chaveamento para a Bateria 2, vice versa. Isso me dá a possibilidade de fazer a substituição das baterias sem que dê Shut Down no meu circuito.
Até ai tudo bem, mas tenho que indicar visualmente quando a bateria está acabando, pois o circuito terá a possibilidade de funcionar com apenas uma bateria. O que pude perceber que os circuitos de indicação de nível de bateria, utilizam como base a tensão de CutOff da bateria, exemplo, em modelismo tem bateria de 4,5V com o CutOff de 3,8V, isso quer dizer que quando a bateria chegar a 3,8V estará praticamente zerada de carga e necessita ser recarregada.
Meu problema está ai… normalmente as baterias de filmadoras, Nikon ou Cannon, no mercado são de 7V 1900mAh … só que não estou conseguindo achar os gráficos com as curvas de tensão das mesmas…
Terei que fazer testes na prática?
Sugestões? Informações?
Abraços a todos…

Acho que deve existir algum CI para essa finalidade, tenho um controle remoto de ar condicionado da LG que funciona com pilhas e há um indicador que mostra a carga com 3 barras.