automação de um carregador de baterias

espero que encontre alguem disposto a me ajudar .
tenho diversas fontes para carregar baterias , mas atualmente necessito de ficar vigiando o estado da carga da bateria para não danifica-la por sobre tenção .
quando trabalhei na Petrobras em Cubatão ,as sub estações tinham bancos de baterias para carregar as molas dos disjuntores de alta tenção. Estes bancos possuíam dezenas de baterias tipo automotivo em paralelo e eram mantidas carregadas por um circuito que monitorava a tensão ,e em 14,5 volts desligava o carregador e começava a contar o tempo de duas horas e religava o carregador …
quando as baterias foram usadas o tempo de carga era maior até atingir os 14,5 v .quando estavam bem carregadas em minutos elas atingiam a tenção de corte, em espera a bateria esfriava e sua tenção caia para 12,8 v ,
Estas baterias tinham a manutenção periódica completadas com água destilada uma vida útil de mais de 10 anos .
estou procurando um circuito que faça este trabalho ,só para contolar a tenção e contar o tempo operando um relé de 12 V .
Desde já agradeço quem puder me ajudar.
Semionovas

Não vejo muita dificuldade de criar este circuito com a plataforma Arduíno. Já usou antes?

vc pode fazer usando diversos tipos de microcontroladores, com conversor AD(arduino, pic, avr). Ou usar algum sistema analógico, usando comparadores de tensão e timers. Primeiro decida qual o melhor para vc, e a partir daí poderemos tentar ajudá-lo.

Gus-lago / Jack-kum ,
primeiro obrigado por responder,ainda .não usei a plataforma arduído eu gostaria de usar o sistema analógico , pois e o que eu conheço um pouco , já fiz algumas placas de circuito impresso e montei circuitos básicos.

Aqui um circuito simples: http://www.electroschematics.com/6079/automatic-battery-charger/ . Precisando de ajuda na montagem, é só falar.
Ah, vc disse relé de 12V, pra isso basta trocar o 7809 por um 7812 e o relé de 6V por um de 12V.

A vantagem de usar um microcontrolador é que da pra colocar um display com a tensão, tempo de carga, alarme, etc…

Gus-lago
ainda não me sinto preparado para usar microcontroladores , vou procurar estudar um pouco , ler bastante por aqui primeiro !

Jack-kum ,
estou estudando o esquema que me enviou e tentando instalar um circuito temporizador e, estou pensando neste circuito RC

Semionovas

Certo, se precisar de ajuda em mais alguma coisa, é só falar.

O post já é meio antigo, mas fiz aqui um programinha para mostrar como ficaria para fazer isso no Arduino. Bastaria ligar a bateria em uma entrada analógica do Arduino por meio de um divisor resistivo e acionar um relé para ligar o carregador. Segue o programa abaixo, não testei mas deve ser algo bem próximo disso.

unsigned long tempoDescarga = 2*60*60*1000L;
unsigned long tempoInicial;
float tensaoMaxima = 14.5;
bool carregando = true;
int entrada = A0;
int rele = 3;
float r1 =  1000; // Resistor que vai entre a entrada e o GND = 1K
float r2 = 22000; // Resistor que vai entre a entrada e a tensão da bateria = 22K
float divisor = (r1 + r2) / r1; // Fator de divisão do divisor resistivo

void setup() {
  analogReference(INTERNAL); // Referência interna de 1.1V
  digitalWrite(rele, HIGH);  // Começa carregando
}

void loop() {
  if (carregando && lerTensao() > tensaoMaxima) {
    // Inicia descarga
    carregando = false;
    tempoInicial = millis();
    digitalWrite(rele, LOW);
  }
  
  if (!carregando && millis() - tempoInicial > tempoDescarga) {
    // Inicia carga
    carregando = true;
    digitalWrite(rele, HIGH);
  }
}

float lerTensao() {
  return divisor * analogRead(entrada) * 1.1 / 255;
}