Sokoban "versão analógica" - ajuda

Olá, pessoal.

Inscrevi-me nesse forum a princípio pra pedir essa ajuda.
Estou querendo construir uma versão “analógica” do Sokoban. Pra quem ainda não sabe, o Sokoban é um joguinho digital muito famoso (tem pra PC, pra consoles, pra smartphones, pra geladeira e microondas), em que o jogador controla um boneco que anda por uma sala empurrando caixas para pontos específicos, e o objetivo é colocar todas as caixas no lugar. Parece simples, mas nos níveis mais avançados é um dos quebra-cabeças mais desafiantes que existem.
Pois bem, nesse vídeo do Youtube um sujeito demonstra a brilhante ideia de usar um sistema de eixos cartesianos e ímãs para deslocar o boneco sobre um tabuleiro de papelão, sendo que os eixos são movidos poe motores simples, acionados diretamente por meio de quatro botões.
Eu gostaria de “melhorar” o brinquedo, usando Arduino e dois motores de passo (pretendo usar esses aqui). E, logicamente, em vez de papelão, como o sujeito do vídeo fez, quero fazer com MDF cortado a laser.
Minha dúvida é: como fazer as ligações entre os motores, os drivers e o Arduino?
Eu vi vários tutoriais na internet, mas prum principiante como eu, até mesmo os tutoriais são difíceis de entender… Alguém pode me ajudar?
Basicamente, esse projeto é como se fosse uma CNC “burra”, ou seja, uma CNC que não tenha precisa de variação no eixo Z nem precise de G-code pra “desenhar” ou “cortar” ou “imprimir” nada, pois elas apenas vai obedecer aos comandos “pra frente”, “pra trás”, “pra esquerda” e “pra direita” recebidos pelo Arduíno dos botões que o jogador apertar.

Edit: Alguém vai dizer que usar Arduino, drivers e motores de passo pruma coisa tão simples seria “overkill”, e eu concordo. Mas se eu resolver usar [esse motor](http://Desculpem se escrevi demais, me avisem se não me fiz entender direito, e se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.) (que dispensa arduino e drivers), a mesma dúvida persiste: no vídeo, o cara não explica as linkagens. Por isso, pergunto: No caso de usar um motor simples (como o amarelinho do vídeo) como faço pra soldar os fios de forma correta?

Desculpem se escrevi demais, me avisem se não me fiz entender direito, e se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.

Excelente a idéia do cara, eu sou um jogador contumaz de Sokoban desde o tempo do Windows 3.11 :rofl:
Para usar motores de escovas comuns (como os do video), você não terá precisão no controle de movimentos, pois não existe realimentação de sinal para o microcontrolador.
Os motores de passo são muito melhores para isso, pois pode fazer com que a cada pressionar de botão o boneco se mova exatamente uma casa, mas você realmente precisa dar uma estudada na eletrônica envolvida.
Dá até para fazer um “CTRL+Z” se você usar 4 pequenos eletroímãs nas 4 faces do boneco, que conseguem puxar uma caixa de material magnético se forem energizados.

1 curtida

Obrigado pelas dicas.
A ideia do “CTRL Z” é legal, mas sinceramente, pretendo manter o treco o mais simples possível.
Quanto à eletrônica, é justamente o fato de não saber o que ou onde estudar é que me fez postar esse pedido de help: como se trata apenas de programar quatro funções no arduíno (mover X+, X-, Y+ e Y-), ler livros e mais livros seria um baita overkill. Não é o caso, pelo menos por agora; se eu tomar gosto, e resolver partir pra desafios maiores depois, aí sim, eu compraria livros, etc, mas realmente meu interesse é só nesse brinquedo, e não tô achando os comandos específicos pra isso. Aliás, nem comprei o material, sequer baixei a interface do arduíno, ou seja, estou no zero. Mas quando eu comprar, vou ter que saber qual fio encaixar em qual pino do arduíno, etc.
Mas agradeço os insights, valeu!!!

Olá Piduca.
Se eu puder ajudar com algo, entre em contato. Conheço um pouco do Arduino e a programação.
whats (11) 97909-8631
Augusto.
blz