Verniz para circuito impresso

Sem dúvida hoje em dia a tecnologia e a informática permitem que se façam placas caseiras com qualidade profissional. Para quem não pretende aplicar máscara de solda, pode usar apenas um verniz para proteger as trilhas de cobre contra a oxidação. Há produtos no mercado que são relativamente caros, em torno de 35,00 uma lata em spray e para o praticante de eletrônica é interessante buscar produtos alternativos com ênfase ao custo-benefício. Já vi material na Internet de pessoas utilizando verniz para artesanato, para vitral e até base de esmalte de unhas. Não sei se realmente funcionam e gostaria de passar algumas sugestões: utilizo verniz acrílico incolor em spray, adquirido em lojas de tintas. A melhor marca que usei foi Renner. Aplica-se com a placa fixada em um pedaço de madeira, com uma pequena inclinação. Fazendo movimentos horizontais, pressiona-se o aplicador. Dependendo do tamanho da placa duas a quatro demãos com intervalos de 20 minutos são suficientes. Usar máscara e aplicar ao ar livre. Outra sugestão que uso há muito tempo é a receita caseira de breu diluído em álcool isopropílico (álcool doméstico não fica legal). Aplicação: tentei com aplicador spray e com pincel, mas não ficou legal. Uso um chumaço de estopa levemente umedecido (apenas uma pontinha) e aplico em movimentos circulares. Duas demãos são suficientes, com intervalos de 30 minutos. Secagem final (spray ou breu): 24 horas, para não ter problemas. O verniz de breu também atua como uma espécie de fluxo, facilitando a aderência do estanho. Pode ser aplicado na horizontal, em ambiente fechado, sem EPI. Importante: o verniz de breu deve ser armazenado em recipiente de vidro; no plástico ele evapora e vaza, deixando uma meleca só na parte externa do recipiente. Proporção: 50 gramas de breu para 200ml de álcool isopropílico. O breu é encontrado na forma de pedra. Colocar o breu num saco plástico, envolver com um pano e triturar com auxílio de um martelo, até virar pó. Passar por uma peneira. Agitar o vidro por um ou dois minutos para diluir. Quanto mais breu, mais grosso e mais tempo para diluir. Apresentem suas sugestões. Abraços.

Oba @MeneMix! Beleza?!?

Cara, eu só usei o verniz incolor para PCI que vem em um potinho de plástico, para aplicar com pincel. Tem funcionado, mas nunca gostei muito do resultado, sempre ficou um pouco melecado. Então não posso ajudar muito.

Em todo caso, eu queria comprar verniz colorido, ou pelo menos verde. Aí em uma loja na sta efigênia em SP um vendedor disse que os vernizes coloridos estão suspensos por serem extremamente prejudiciais, que só tem o incolor mesmo.

Você ou alguém sabe uma alternativa segura para dar uma cara mais profissional às PCIs?

Grande abraço!