Vibracall em arduino

Alguém poderia me ajudar na ligação de um vibracall no arduino? Sei que ele deve ser ligado no 3.3 v, mas preciso ligá-lo e desliga-lo várias vezes, então preciso conecta-lo numa porta digital(que só envia 5v). O que devo fazer? Usar um conversor 5v para 3.3v? Usar divisor tensão?

Outra coisa, é verdade que preciso usar um diodo para não ter retorno de corrente?(me disseram, mas não entendi bem). Se sim, como deve ser feita a ligação?

Quem puder me ajudar eu agradeço.

Sempre que ligar uma carga indutiva (motor, relê, etc), você deve usar um diodo ligado em paralelo com os terminais dessa carga, polarizado inversamente (montado de forma que ao alimentar a carga o diodo não conduza) . O diodo vai desviar e absorver o pico de tensão gerado quando você chaveia um indutor.
O motor do vibracall é de 3.3V ? você pode adicionar um resistor em série com ele para reduzir a tensão efetiva nos termianis do motor. O valor desse resistor não tem como sugerir sem fazer testes, mas você pode ligar o seu vibracall em uma fonte de 5V usando um resistor de, digamos, 1kOhm e ir reduzindo o valor à medida que observa a tensão nos terminais do vibracall, até chegar aos 3.3V requeridos.
Mas a maioria dos motores pode tolerar sobretensão por curtos períodos, então se você for acionar por pouco temo e com intervalos grandes entre acionamentos, até poderia ligar direto (só verifique que a corrente não exceda o limite da porta do Arduino)

1 curtida

Se for por periodos curtos, vc pode usar um divisor resistivo. senão, um conversor de nivel lógico, um buffer inversor etc.

1 curtida

Valeu galera! Deu certo.
Usei um conversor de 5v pra 3.3 e um diodo em paralelo com o vibracall.
Obrigado!!

Um pouco tarde para acrescentar, mas numa situação dessas você também pode usar diversos diodos em série para derrubar a tensão. Cada diodo “comum” tipo 1N4004 induz uma queda de tensão de cerca de 0.6V quando polarizado no sentido direto. Diodos Schottky induzem quedas da ordem de 0.2V. Já usei muito esse recurso.
No seu caso, três diodos 1N4004 em série com o motor te dariam a tensão desejada a um custo de alguns centavos (ou zero, se retira os diodos de placas velhas).

1 curtida