Ajuda controle motores DC Rádio Controle

Bom Explicando o projeto.Trata-se da elaboração de um circuito eletrônico que pegue o PWM que o circuito de um servo motor libera e usar esse sinal para chavear uma ponte h;

Pelo que li quando você coloca um multímetro em uma saída PWM le-se uma tensão crescente. Testei e realmente está saindo uma tensão crescente.
Agora vem a dúvida tenho que usar esse sinal que vai de -6 a +6v (0-6v) chavear em um sentido e (0 a -6)
chavear no outro sentido.
Prevejo que seja necessário o uso de opto-acopladores,para isolar as tensões.
A ponte h gostaria de usar Mosfets pois controlarão motores com uma alta corrente algo em torno de 10A constantes e algo de 30A de pico.
Ai vem a dúvida Somente a saída pwm do servo em conjunto com opto-acopladores e uma ponte h de mosfets já seriam suficientes para controlar o sentido e a velocidade de um motor dc?
Testei somente a saída PWM + ponte H ,porém não deu certo.Não sei o motivo.
Gostaria de Ajuda. Grato :smile:

Estou com um problema ,Só achei opto acopladores que suportam 1,5v . Como faria para os mesmos funcionarem em 6v ?

@Pedreiro, vamos tentar uma explicação simples.

Esse 1,5V é a queda de tensão sobre o diodo LED do optoacoplador, o que é normal nesses casos. Um resistor em série com este LED faz ele funcionar em 6V.

Tente elaborar melhor a sua dúvida e se possível desenhar um esquema do que pretende para que possamos ajuda-lo melhor.

Abraços,

É um carro RC ou um quadricoptero que voce quer montar? Se sim sugiro comprar driver pronto pq se vc estiver usando 10A precisa de uma bateria/fonte compatível e já tem circuito pronto se voce procurar “controlador de bateria quadricoptero”

Irei desenhar um possível circuito agora e já posto.
Realmente Wagner li o datasheet errado, foi deslize mesmo ,valeu pelo toque.
E Thomaz não se trata nem de um quadricoptero , se trata de um robô radio controlado. Mais típico da guerra de robôs , então necessita de uma eletônica potente. Pesquisei por esc para motores brushless porém o valor não eh muito interessante.
Grato pela ajuda dos dois. :smile:

Este é o circuito inicial, Gostaria de sugestões se falta algo ou não .
Os transistores são mosfets .
O PWM + e PWM - são pelo que consegui entender o que o circuito do servo tem em sua saída, se alguém puder confirmar.

Olha… se voce vai construir um battle bot vale a pena gastar no ESC por um milhão de motivos, se não, quando chegar em casa dou uma olhada. Ja te falo que vai usar muitos mosfets
Tenho alguns links uteis: http://norbique.rchomepage.com/esc/index.htm
http://www.stefanv.com/electronics/escboth.html

Estou considerando comprar escs caso participe das batalhas, entende? queria fazer um mais para teste e protótipo.
Bem interessante o link ,nn havia pensado na possibilidade de usar amp ops. ,Irei analisar isso. Grato.

@Pedreiro,

Tem algo que não está encaixando nesse projeto seu. O sinal do PWM de um RC não vai fazer o que me parece que você está precisando nesse momento.

Dá uma olhada nesse documento do link e depois voltamos a conversar.

Creio que você terá que desenvolver ou utilizar um circuito de controle entre o sinal PWM e a ponte H dos motores.

Abraços,

Nao sei qual maneira vc entendeu, mas se o sinal estiver vindo de um receiver não vejo problema no projeto.
O esquema eh de para um motor dc.
o PWM+ e o PWM- seriam os inversores de direção e o próprio sinal PWM a velocidade de um motor dc.
Para um servo a posição eh controlada por um sinal unico

@Pedreiro,

Um sinal PWM padrão RC tem a seguinte característica:

Ele possui um período de ~20ms e um ciclo de trabalho (duty cycle) do nível alto que pode variar de 1ms a 2ms.

Como referencia. Quado você utiliza este sinal em um servo de rádio controle o pulso ~1ms coloca o braço do servo na posição +90º, o período tendo ~1,5ms o braço do servo vai para a posição 0º e em ~2ms o braço do servo vai para -90º.

Pelo que pude entender você quer variar a velocidade do seu motor usando um sinal PWM e nesse caso vou concordar com o @Thomaz_Barros e indicar o uso de um ESC adequado ao seu motor.

Somente assim você vai conseguir o intento desejado.

Abraços,

Trata-se da elaboração de um circuito eletrônico que pegue o PWM que o circuito de um servo motor libera e usar esse sinal para chavear uma ponte h;

OK eu li de novo a duvida, @Pedreiro voce esta usando o sinal do servo para controlar a ponte h???De onde vem seu sinal PWM?
E no esquema imagino que o que aconteça é que os sinais PWM+ e PWM- se alternem, não necessariamente -6 ~ +6V, mas por exemplo, quando vc vai para frente o sinal PWM- age como o “ground " e depois quando vc liga o reverso e o sinal PWM+ que funciona como ground”

Sim Thomas os “”""“GROUNDS”"""" se invertem . Caso movo o stick do controle pra frente , no PWM+ aparece tensão + e o PWM - funciona como GND, já se movo o stick para baixo ocorre o contrário.
Então vamos lá . A “fonte” de PWM é o circuito de um servo motor,retirei o motor e esses são os fios PWM+ e PWM-, pelo que li e testes entre esses pontos sai um pwm que movimenta o motor mais rápido e mais devagar . Creio que posso usar isso para chavear MOSFETS assim controlando a velocidade do motor da ponte h.
Espero que tenha ficado mais claro. Qualquer dúvida é só perguntar. Muito grato pela ajuda de vocês .

Desta fonte que está vindo os PWM+ e PWM- (circuito de servo)

Esse circuito então veio de um servo? mas como vc espera controlar esse circuito? pq precisa de um pwm pro circuito… e o potenciômetro? pq ele que da o feedback. Enqnto ao sinal PWM± não sei se faz sentido vc usar uma vez que ja vai precisar de um pwm pro circuito, vc pode chavear os mosfets direto com esse pwm
http://electrical4u.com/electrical/wp-content/uploads/2013/07/servo-motor-3.png
resumindo, não faz sentido usar esse driver de servo

Sim esse circuito é de um servo, o potenciômetro não tem problema ficar parado, pois tinha modificado o servo antes , para rotação contínua, senso assim o potenciômetro inútil.
Gravei um vídeo desse circuito que fornece o pwm controlando um motor,vê se entende melhor. Dispense os gritos no fundo…kkkkk

[digite a descrição do link aqui][1]https://www.dropbox.com/s/e0n5lxx5j87rog5/VID_20150818_210302.mp4?dl=0

1 curtida

não da pra ver o video

alterei o link,tente agora

bacana que deu certo, mas achei muita gambiarra.
vou pensar sobre o assunto depois comento

Era,só para mostrar como o servo estava se comportando modificado,a velocidade muda pois é PWM né, pelo que sei é a maneira mais viável de fazer isso, Obrigado.

Depois de um tempo sem atualizar o projeto ,resolvi fazer uns testes e cheguei ao seguinte protótipo;

Os dois leds logo em seguida de cada PWM serve para realizar a queda de tensão de aproximadamente 3v, para que quando o “stick” do radio controle estiver no meio não acione nenhum dos dois leds(que estão ligados aos transistores). Já que quando o stick está na posição central “sai” aproximadamente 3v de cada saida PWM;

Agora preciso de ajuda para ligar uma ponte h , tentei substituir os leds pela “entrada” da ponte h porém não obtive exito ;