Fresadora / Router CNC com Arduino

Olá!

estou com problema para ajustar a corrente nos drivers drv 8825, não estou conseguindo ajustar a corrente nos drivers, e a corrente fica a mesma em todos os drivers como faço para regular certinho estes drivers, e como calibrar os passos no universal g sender, para motor nema 23, 9,9 kgf com barra roscada m14 passo 2 mm.

Este site possui calculadoras para passos/mm com fusos e correias.

No seu caso, se usar micro-passo de 1/2, por ex, usará 200 passos/mm. Se estiver usando o GRBL 0.9 irá digitar no Universal Gcode Sender:

$100=200
$101=200
$102=200

Respectivamente [passos/mm] para X, Y e Z.

Se for o GRBL 0.8:
$0 para X
$1 para Y
$2 para Z

O ajuste de correte do DRV8825 é uma razão de 2x a tensão entre o potenciômetro e o terra. Coloque uma ponta de prova do multímetro no próprio potenciômetro, e outra no negativo da fonte, com o multímetro na escala de 2000mV. Se tiver 500mV, o DRV8825 estará ajustado para 1A. Se seu motor for de 1,8A, ajuste o potenciômetro até atingir 900mV. Nessa corrente já precisará refrigerar com uma ventoinha, senão poderá perder passo, isto é, o DRV8825 irá aquecer e desarmar constantemente.

Lembre-se de verificar qual micro-passo está usando antes de configurar os passos/mm no GRBL. No site da Polulu há a tabela de micro-passos para cada configuração de jumpers.

ola o micro passo pelo que vi são 32, fiz o que vc me falou coloquei o multímetro na escala 2000m, uma ponta no potenciômetro e outra no terra da fonte, e não aparece nada, apenas o numero 1, se eu medir sem a fonte apenas o Arduíno acoplado com a shield cnc v3 e o not, fica em 313 mv, tento ajustar mais não aumenta mais, e agora deu um outro problema, os motores apenas ficam tremendo, e não estava conseguindo alterar os parâmetros no universal g sender, coloquei outro Arduíno e funcionou, fiz como vc falou, meu grbl é o v0.8, os parametros ficaram assim:

$0=200.000 (x, step/mm)
$1=200.000 (y, step/mm)
$2=200.000 (z, step/mm)
$3=15 (step pulse, usec)
$4=1000.000 (default feed, mm/min)
$5=1000.000 (default seek, mm/min)
$6=192 (step port invert mask, int:11000000)
$7=253 (step idle delay, msec)
$8=999.000 (acceleration, mm/sec^2)
$9=0.050 (junction deviation, mm)
$10=0.100 (arc, mm/segment)
$11=25 (n-arc correction, int)
$12=3 (n-decimals, int)
$13=0 (report inches, bool)
$14=1 (auto start, bool)
$15=1 (invert step enable, bool)
$16=0 (hard limits, bool)
$17=0 (homing cycle, bool)
$18=0 (homing dir invert mask, int:00000000)
$19=500.000 (homing feed, mm/min)
$20=500.000 (homing seek, mm/min)
$21=100 (homing debounce, msec)
$22=1.000 (homing pull-off, mm)

1 curtida

estou usando uma fonte 24v 10 a.

Estou meio perdido nesta parte, preciso de muita ajuda, agradeço desde já pela ajuda.

@Tiago_Fagundes só para melhorar a sua comunicação neste fórum e em qualquer outro que venha a participar: Não fique postando sequencialmente em períodos curtos de tempo. Sempre que tiver algo mais para expressar, simplesmente edite a postagem que você fez, clicando nas reticências e no ícone da caneta no menu apagado abaixo do texto, é melhor e deixa o conteúdo mais organizado.

Obrigado pela dica, este é o primeiro forum que eu participo.
Olá, Jeferson_simoes, demorou mais concegui regular os drivers, como meus motores são de 2 a, regulei os drivers para mais ou menos 0.95 v, ou 950mv, agora irei tentar testar os motores, qualquer coisa peço um help, obrigado pela ajuda.

Obrigado pela ajuda, o problema nos motores era apenas o cabo que não estava enviando sinal para o motor, quando estiver funcionando posto aqui no forum.

1 curtida

Boa tarde, alguém sabe como enviar os comandos gravados num pen drive direto para o Arduino, ou onde eu possa encontrar essa informação?..Colocando o pen drive com o codigo G, num shield USB, descartando o uso do computador, para enviar os codigos!
Muuuuuito Obrigado

@Denzel Acho que no fórum da Shapeoko tinha um usuário que desenvolveu isso. Dá uma pesquisada lá. Que eu me lembre é necessário um segundo arduino para receber o SD Card e enviar o código G para o Arduino que tem o GRBL instalado.

1 curtida

Oba!

@Jeferson_Simoes, pretendo sair do esquema porta paralela/computador antigo e usar o GRBL na minha CNC.

Você notou diferença de performance ou confiabilidade nas suas peças? No momento, estou ainda com este pequeno receio.

Atualmente estou usando MACH3 + BOB chinesa fulera, mas acredito que o caminho do arduino é o ideal e penso que vai melhorar mais cada vez.

Na sequência, pretendo utilizar um Raspberry Pi + Arduino com GRBL, como realizado aqui: http://zapmaker.org/raspberry-pi/running-grbl-controller-on-raspberry-pi/. Pelo menos é mais barato do que comprar um computador dedicado.

Alguém já teve esta experiência?

Abraços!

Fala @rafaelvc

USB tem muito ruído. Precisa usar um cabo de boa qualidade.

Quando montei uma máquina usando inversor de alta frequência para o spindle, aí a coisa ficou feia. Sensores de final de curso acionavam sozinhos, ou a comunicação USB era perdida no meio do trabalho.

Resolvi colocando aqueles tubinhos de ferrite em TODOS os cabos. Montei um cabo USB usando cabos de rede de qualidade, com ferrite nas pontas. Cabos dos sensores também foram de rede, par trançado, com ferrite, e um filtro na extremidade próxima ao arduino. Nunca mais deu problemas com ruídos.

Ah, ferrite também nas entradas de tensão AC. Após tudo isso, percebi que aterrar a máquina e/ou fontes e/ou inversor não fez diferença nessa questão.

Hum… podecrer!

Valeu pelas dicas, @Jeferson_Simoes ! Vou observar estes detalhes.

Abraço!

Ola jeferson como eu regulo o VRF do driver DRV8825 seria a mesma formula do A4988
Amperagem do motor=2.5xX
meu motor tem 2A

Pessoal tudo bem.

Sou novo por aqui e vou montar minha primeira CNC.

Até agora comprei:

Nema23 9.9kgf/cm 23km-c051-07v
EasyDriver V44 A3967
Arduino UNO R3

Minha dúvida é como ligar os motores pois me parece que eles são unipolares(mas ouvi falar que podem ser ligados como umipolares de forma sequencial)?.

A outra dúvida é que fonte devo comprar para ligar tudo isso?

Ok

Agradeço a todos pela ajuda

Bom dia a todos!

A pouco tempo construí minha primeira cnc com arduino, mas estou tendo dificuldades em usinar acrílico, alguém poderia me dar alguma dica, utilizo uma retifica da marca ecoofer de 5000 a 33000 rpm, e sempre que tento usinar algo o material gruda da fresa, e as fresas utilizadas são destas fresas raiadas, no mdf esta sendo uma maravilha, com placa de pcb também so com o acrilico estou tendo dificuldades por favor me ajudem.

@celioroberto

No DRV8825:
Corrente = 2 x Vref

Poderá ajustar para até 2A. Mas precisará de muita refrigeração para não perder passo.

@aletlima

De quantos fios é este motor? Se de 6 ou 8 fios, é possível ligar como bipolar.

Pq comprou o EasyDriver?
Segundo o site Filipeflop:

  • Corrente ajustável entre 150 a 750mA por via.
  • Tensão de alimentação entre 7 a 30V. Maior a tensão, maior o torque.

No datasheet desse motor deve ter as correntes e impedâncias para os tipos de ligações possíveis. Provavelmente em todas a corrente deve ser maior que o seu driver suporta, logo, estará limitado quanto à isso.

Já a fonte, eu recomendaria 36V se você tivesse comprado o DRV8825, mas com seu driver você está limitado à 30V. Se for seguir com ele, busque alguma fonte de 24V, ou mesmo uma chaveada de 36V que possua ajuste fino de tensão na saída, e veja se ela consegue descer até uns 28V. Assim terá margem para upgrade de driver.

A regra genérica para fonte de drivers assim é:

Tensão máxima suportada pelo motor = 32 x Raiz da indutância do motor.

Na maioria dos casos, a tensão máxima suportada pelo motor será muito maior que a tensão máxima do driver.

  • Não use uma tensão maior que a encontrada pela fórmula acima (supondo que o driver a suporta). Poderá danificar o motor, ou no mínimo mantê-lo operando muito quente sem necessidade.
  • Quanto menor a tensão, mais acentuada será a queda de torque vs aumento de rotação. Isso é um problema pois máquinas hobby que utilizam fusos trapezoidais de passo pequeno (menor que 10mm) não alcançará velocidades de avanços minimamente útil para usinagens de diversos materiais se usado motores de corte de alta rotação (> 10.000rpm) com fresas de diâmetro minimamente útil para não flexionar (>=3mm). O resultado são máquinas que muitas vezes queimam o mdf, ou no melhor dos casos, está mais lixando o mdf que de fato cortando.

Usem o software Gwizard!
Antes de projetar a máquina o primeiro passo é saber o que irá usinar, e qual fresa faixa de diâmetros e quantidade de corte irá utilizar. Tendo estes dados, brinque muito no Gwizard para descobrir as velocidades de avanço necessárias. Com essa velocidade, aí sim se parte para configuração do sistema de tração, onde levará em conta o passo do fuso e a rotação que o motor de passo pode alcançar com torque suficiente para o corte. Isto só é possível com motores de passo que possuem a curva Torque vs RPM (ou pulsos por segundo) em seu datasheet. Difícil de encontrar… Por isso recomendo os motores de passo da Neoyama, que possuem datasheets completos.

@Tiago_Fagundes

Compre uma fresa espiral de 1/8", e 1 corte. Use o Gwizard para descobrir o avanço necessário. De cabeça agora, deverá ser na ordem de 1800mm/min a 3000mm/min em alta rotação. Se conseguir alcançar essa velocidade de avanço, simule no Gwizard o avanço para a menor rotação de sua retífica.

1 curtida

Obrigado, mas com os meus motores ao estou conseguindo uma velocidade de 350mm/min, estou utilizando o arduino e a shield cnc v3 e os driver drv8825, poderia me dizer como eu consigo aumentar o avanço destes motores nema 23 9,9kgf

@Tiago_Fagundes

Só pra desencargo:
Qual fonte você usa?
Se for uma de 12V, ao trocar por 36V deve ganhar um pouco mais de velocidade. Com sorte, coisa de 20% a 30%. Não resolve o problema.

Qual o sistema de tração?

O sistema de tração é por fuso, a fonte é de 24v 10a.

Qual o passo?

Pra ela estar tão lenta, ou o fuso é de passo pequeno, abaixo de 4mm, e trapezoidal, ou está muito pesado/preso, com castanha/mancais com muita carga, coisas desalinhadas, etc. Ou tudo isso ao mesmo tempo.

Com fuso de esfera de passo 5mm e motor de passo semelhante, eu consigo 3000mm/min pra usinagem leves com minha máquina quebra galho.

https://www.youtube.com/watch?v=vPcmag-JzFM