Impressora nova

#1

Bom dia pessoal. Estou entrando nesse ramo da impressão 3d. Minha esposa é engenheira e decidimos comprar uma impressora para imprimir os projetos dela e dos arquitetos que conhecemos aqui, e assim ir criando uma cartela de clientes e fazer nome.
Estamos decididos em pegar a sethi3d s3, acredito que ela atenderá bem esse fim.
A minha dúvida é: existe alguma impressora melhor pra essa finalidade que essa? Quero que imprima em abs, porque vou imprimir outros objetos também e gostaria que fosse nesse material.
A ultima dúvida é: Qual nobreak é indicado para essa impressora?

#2

Uma dica: não use ABS para fazer maquetes, vai ter infindáveis problemas.
ABS é bom para peças mecânicas não muito grandes…
Dê uma olhada em duas das maquetes que fiz, ambas em PLA:

Seria impossível fazer as peças da primeira maquete usando ABS.
Quanto ao Nobreak, eu tenho um APC de 1500 VA com possibilidade de extensão de autonomia usando bateria externa.
A S3 (tenho uma) consome 750W de pico, segundo a Sethi, e portanto 1500VA é o mínimo admissível para o nobreak. E, de qualquer modo, nessa potência um nobreak comum segura apenas alguns minutos. Se quiser autonomia grande terá de procurar nobreaks de uso profissional (nesse caso, o céu é o limite em termos de potencia e autonomia), mas o preço será também “profissional”.
Na minha região, as interrupções de energia geralmente são curtas, portanto o APC resolve. Verifique a duração média de interrupções na sua região (a própria concessionária pode fornecer esses dados) e procure um nobreak de acordo.
Eu pessoalmente prefiro subdividir impressões muito longas em partes menores e depois unir as partes, pois falta de energia é apenas um dos fatores que pode inviabilizar uma impressão longa. Já tive rompimento de filamento, entupimento de cabeça, filamento enroscado no carretel, etc.

#3

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Estou muito em duvida quanto a impressora, sobretudo o tamanho da area de impressão.
Gostei da sethi3d s3 porque é grande, mais como falou que é melhor fazer peças grandes divididas me fez repensar.
Outra impressora que gostei muito foi a gtmax core a1v2, será que essa perde muito em qualidade em relação a sethi? Adorei a area de impressão dela, posso imprimir action figures grandes pra minha futura coleção.
Mais o foco do negocio é imprimir projetos de arquitetura, então gostaria de saber se ela tem muitas desvantagens em relação a outra, são 1000 reais de diferenca tenho que ver se compensa.

#4

Não tenho experiência pessoal com a GTmax, mas tenho uma Sethi S3 e uma AIP (já é a segunda máquina desse modelo que tenho).
Eu gosto da Sethi desde antes de ser cliente, e comprei minha primeira AIP deles há uns 4 ou 5 anos. Sempre gostei muito do pós-venda.

#5

Obrigado novamente. Gostei muito dos seus trabalhos, muito detalhistas. Só mais uma pergunta, quantos kg de cada filamento comprar inicialmente ? Nao temho ideia do consumo, para fazer essa maquete foram quantos kg?

#6

Obrigado. Detalhes são uma obsessão para mim… hehehe…
Essa da Ressonância magnética consumiu aproximadamente 6 a 8 kg de filamento, não me lembro exatamente. Softwares de modelagem como o Fusion 360 permitem calcular o peso das peças a partir da densidade do material.

#7

Muito bom mesmo, imagino o trabalho pra atingir esse nivel de perfeição. Então, acha que uns 8kg de filamento da pta começar ?

#8

So mais uma coisa, a minha intenção inicial não é imprimir maquetes grandes como essa, a não ser depois que pegar experiencia.
O que vou fazer inicialmente é imprimir projetos de casa em pequenos, 20x20 por exemplo, só imprimindo o telhado separado. Sera que nesse caso o abs não funcionaria bem?

#9

Se vocês nunca mexeram com impressão 3D, comecem com PLA. Vai evitar MUITA frustração.
Quanto ao material, não tenho como dizer a quantidade mínima.

#10

Vou começar com pla mesmo, vou pedir so 1kg de abs pra testar.
Por ser uma impressora fechada ela não atrapalha a impressão em pla?
E sobre o abs liberar gases toxicos? O cheiro é muito forte ? Estamos querendo montar a impressona em um quarto aqui de casa que usamos como escritório, mais isso me deixou com medo.

#11

O povo exagera nas coisas na internet… Eu não recomendaria passar 8 horas por dias com 6 impressoras funcionando em um quarto sem ventilação… Mas em um lugar com ventilação normal não creio que haja problema. E dependendo de onde se mora, a poluição ambiente é muito pior… heheehe…

#12

Kkkk tem razão! Obrigado por ser tão prestativo!

#13

Fórum é para isso !!! Se precisar, meu e-mail é claudio@ludicon.com.br, e minha página pessoal é www.ludicon.com.br.
Bom final de semana !

1 Like
#14

se for uma impressora fechada o ideal é usar um filtro HEPA, os filamentos em especial o ABS emitem micropartículas quando aquecido que podem ser prejudiciais, então a orientação é que as impressões sejam em ambiente ventilado. O ABS vai ter um cheiro de plastico queimado, o PLA possui um cheiro bem suave em relação ao ABS.

A vantagem do PLA é que ele gasta bem menos energia para imprimir e é degradável, a desvantagem é que não da para lixas as peças para dar acabamento, mas se a impressora estiver bem calibrada o resultado é muito bom.

#15

É possível sim lixar o PLA, mas é necessário tomar alguns cuidados, pois a temperatura de amolecimento é baixa, a cerca de 60 graus o material já fica borrachento.
Eu sempre lixo PLA com água abundante (aliás, o ABS é mais fácil de lixar dessa forma também)

#16

Por incrível que pareça estou obtendo resultados melhors com abs porque consigo dar acabamento melhor. O pla é melhor para imprimir mais é muito ruim pra finalizar, duro demais pra lixar e tirar os suportes, e não consigo usar acetona nele.
Minha impressora imprime bem o abs, e com o preço dele ainda está me fazendo quase a optar exclusivamente por ele.
O ruim é imprimir peças grandes, mais estou resolvendo isso usando um brim grande.

#17

Eu via de regra subdivido as peças grandes que serão feitas em ABS, e depois faço a soldagem com acetona. Já na divisão prevejo flanges e “ombros” de alinahmento.

#18

Aproveitando o tópico, minha impressora, em duas impressões parou pela metade do projeto. O bico continua quente e a mesa também, o hot end para em um ponto da impressao e para de extrusar, a impressao fica como se estivesse pausada, mais com o bico na peça. Nao consegui resolver o que parou, tive de iniciar dnv, fatiar novamente e imprimir.
Sera que é erro no g code?

#19

Pode ser. Os dois erros foram com a mesma peça ?
Outra coisa: está usando conexão USB ou SD card ?