Impressora nova

Bom dia pessoal. Estou entrando nesse ramo da impressão 3d. Minha esposa é engenheira e decidimos comprar uma impressora para imprimir os projetos dela e dos arquitetos que conhecemos aqui, e assim ir criando uma cartela de clientes e fazer nome.
Estamos decididos em pegar a sethi3d s3, acredito que ela atenderá bem esse fim.
A minha dúvida é: existe alguma impressora melhor pra essa finalidade que essa? Quero que imprima em abs, porque vou imprimir outros objetos também e gostaria que fosse nesse material.
A ultima dúvida é: Qual nobreak é indicado para essa impressora?

Uma dica: não use ABS para fazer maquetes, vai ter infindáveis problemas.
ABS é bom para peças mecânicas não muito grandes…
Dê uma olhada em duas das maquetes que fiz, ambas em PLA:

Seria impossível fazer as peças da primeira maquete usando ABS.
Quanto ao Nobreak, eu tenho um APC de 1500 VA com possibilidade de extensão de autonomia usando bateria externa.
A S3 (tenho uma) consome 750W de pico, segundo a Sethi, e portanto 1500VA é o mínimo admissível para o nobreak. E, de qualquer modo, nessa potência um nobreak comum segura apenas alguns minutos. Se quiser autonomia grande terá de procurar nobreaks de uso profissional (nesse caso, o céu é o limite em termos de potencia e autonomia), mas o preço será também “profissional”.
Na minha região, as interrupções de energia geralmente são curtas, portanto o APC resolve. Verifique a duração média de interrupções na sua região (a própria concessionária pode fornecer esses dados) e procure um nobreak de acordo.
Eu pessoalmente prefiro subdividir impressões muito longas em partes menores e depois unir as partes, pois falta de energia é apenas um dos fatores que pode inviabilizar uma impressão longa. Já tive rompimento de filamento, entupimento de cabeça, filamento enroscado no carretel, etc.

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Estou muito em duvida quanto a impressora, sobretudo o tamanho da area de impressão.
Gostei da sethi3d s3 porque é grande, mais como falou que é melhor fazer peças grandes divididas me fez repensar.
Outra impressora que gostei muito foi a gtmax core a1v2, será que essa perde muito em qualidade em relação a sethi? Adorei a area de impressão dela, posso imprimir action figures grandes pra minha futura coleção.
Mais o foco do negocio é imprimir projetos de arquitetura, então gostaria de saber se ela tem muitas desvantagens em relação a outra, são 1000 reais de diferenca tenho que ver se compensa.

Não tenho experiência pessoal com a GTmax, mas tenho uma Sethi S3 e uma AIP (já é a segunda máquina desse modelo que tenho).
Eu gosto da Sethi desde antes de ser cliente, e comprei minha primeira AIP deles há uns 4 ou 5 anos. Sempre gostei muito do pós-venda.

Obrigado novamente. Gostei muito dos seus trabalhos, muito detalhistas. Só mais uma pergunta, quantos kg de cada filamento comprar inicialmente ? Nao temho ideia do consumo, para fazer essa maquete foram quantos kg?

Obrigado. Detalhes são uma obsessão para mim… hehehe…
Essa da Ressonância magnética consumiu aproximadamente 6 a 8 kg de filamento, não me lembro exatamente. Softwares de modelagem como o Fusion 360 permitem calcular o peso das peças a partir da densidade do material.

Muito bom mesmo, imagino o trabalho pra atingir esse nivel de perfeição. Então, acha que uns 8kg de filamento da pta começar ?

So mais uma coisa, a minha intenção inicial não é imprimir maquetes grandes como essa, a não ser depois que pegar experiencia.
O que vou fazer inicialmente é imprimir projetos de casa em pequenos, 20x20 por exemplo, só imprimindo o telhado separado. Sera que nesse caso o abs não funcionaria bem?

Se vocês nunca mexeram com impressão 3D, comecem com PLA. Vai evitar MUITA frustração.
Quanto ao material, não tenho como dizer a quantidade mínima.

Vou começar com pla mesmo, vou pedir so 1kg de abs pra testar.
Por ser uma impressora fechada ela não atrapalha a impressão em pla?
E sobre o abs liberar gases toxicos? O cheiro é muito forte ? Estamos querendo montar a impressona em um quarto aqui de casa que usamos como escritório, mais isso me deixou com medo.

O povo exagera nas coisas na internet… Eu não recomendaria passar 8 horas por dias com 6 impressoras funcionando em um quarto sem ventilação… Mas em um lugar com ventilação normal não creio que haja problema. E dependendo de onde se mora, a poluição ambiente é muito pior… heheehe…

Kkkk tem razão! Obrigado por ser tão prestativo!

Fórum é para isso !!! Se precisar, meu e-mail é claudio@ludicon.com.br, e minha página pessoal é www.ludicon.com.br.
Bom final de semana !

1 curtida

se for uma impressora fechada o ideal é usar um filtro HEPA, os filamentos em especial o ABS emitem micropartículas quando aquecido que podem ser prejudiciais, então a orientação é que as impressões sejam em ambiente ventilado. O ABS vai ter um cheiro de plastico queimado, o PLA possui um cheiro bem suave em relação ao ABS.

A vantagem do PLA é que ele gasta bem menos energia para imprimir e é degradável, a desvantagem é que não da para lixas as peças para dar acabamento, mas se a impressora estiver bem calibrada o resultado é muito bom.

É possível sim lixar o PLA, mas é necessário tomar alguns cuidados, pois a temperatura de amolecimento é baixa, a cerca de 60 graus o material já fica borrachento.
Eu sempre lixo PLA com água abundante (aliás, o ABS é mais fácil de lixar dessa forma também)

Por incrível que pareça estou obtendo resultados melhors com abs porque consigo dar acabamento melhor. O pla é melhor para imprimir mais é muito ruim pra finalizar, duro demais pra lixar e tirar os suportes, e não consigo usar acetona nele.
Minha impressora imprime bem o abs, e com o preço dele ainda está me fazendo quase a optar exclusivamente por ele.
O ruim é imprimir peças grandes, mais estou resolvendo isso usando um brim grande.

Eu via de regra subdivido as peças grandes que serão feitas em ABS, e depois faço a soldagem com acetona. Já na divisão prevejo flanges e “ombros” de alinahmento.

Aproveitando o tópico, minha impressora, em duas impressões parou pela metade do projeto. O bico continua quente e a mesa também, o hot end para em um ponto da impressao e para de extrusar, a impressao fica como se estivesse pausada, mais com o bico na peça. Nao consegui resolver o que parou, tive de iniciar dnv, fatiar novamente e imprimir.
Sera que é erro no g code?

Pode ser. Os dois erros foram com a mesma peça ?
Outra coisa: está usando conexão USB ou SD card ?