Projeto de baixo custo - reconhecimento de garrafas pets

Pessoal preciso de uma ajuda. Tenho um projeto social para reciclagem. O objetivo central do mesmo é criar um modo/mecanismo de reconhecer garrafas pets. Onde esse sistema depois do reconhecimento da garrafa pets possa gravar o item reciclado em um arquivo ou mesmo chamar uma aplicação passando alguns parâmetros como: data,hora,item reciclado (garrafa pet 1 litro, 2 litros, 3 litros e etc…) não podemos gastar mais que mil reias nesse projeto pq não temo um sponsor.

Você precisa de um sistema puramente em software ou uma espécie de hardware que faria o reconhecimento visual (tipo opencv) e gravaria os dados? Acho que carece de mais detalhes o seu intento.

@Sillas_Lima, você está procurando uma máquina que faça isto? Poderia dar mais informações (detalhadas), como todo o processo, necessidades…

Aguardamos resposta!

Olá, eu preciso dos dois itens hardware para reconhecer as garrafas pets e software para gerir os itens reciclados.
Estou detalhando da seguinte maneira:

Projeto Social - para reciclar garrafas pets com Arduino e Raspberry

Reciclar garrafas pets e trocar os itens reciclaveis por créditos no bilhete único!

Como funciona exemplo:o usuário irá inserir o cartão do bilhete único na máquina, após a leitura e reconhecimento da leitura do cartão, acender uma luz verde para o usuário inserir as garrafas.
1- [Como Viabilizar tecnicamente para o arduino ou raspberry ler e gravar a identificação do cartão?]
Enquanto o cartão estiver na máquina, os sensores devem ser capaz de reconhecer as garrafas inseridas no recipiente do tamanho de “TUBO PVC” que entra facilmente uma "Garrafa pet de 3 litros"
Após essa etapa uma a aplicação/software deve ser iniciada para permitir gravar a identificação do bilhete único,total item reciclado,total pontos convertidos e data.
Após o cartão ser removido da máquina a aplicação informa a quantidade de ponto acumulado.
2- [Como Viabilizar tecnicamente para o arduino ou raspberry iniciar a aplicação e passar como parâmetro os dados(identificação do cartão,data e hora,tipo de item recicla(pet de 1 litro, 1. litros,2 litros, 2,5 litros, 3 litros e etc…) e gravar a identificação do cartão?]
Pontos a serem viabilizados:

Viabilizar uma forma de detectar as garrafas pets inseridas no recipiente do tamanto de tubo de PVC, após o reconhecimento das garrafas pets temos que transformar o item reciclado em pontos/créditos do bilhete único.

Temos 2 pontos que precisamos viabilizar a integração tecnológica:

1- como que os sensores vão gravar a detecção do item reciclado.
2- como ler/reconhecer o cartão bilhete único e associar os itens reciclados ao cartão.
3- como que pontos obtidos com os itens reciclados vão ser convertidos em créditos no bilhete único e gravar o valor da recarga no bilhete único.

Olá, se tiver uma máquina que faça isso, podemos usar se o custo não for alto.
Pode me passar detalhes da máquina?

Bom, tem que saber de que tipo é esse cartão: É um RFID? É um NFC? É SIM card, basta implementar um leitor que passe os dados automáticamente para o software, esse software será o responsável por ler e gravar esses cartão.

Sobre a detecção de garrafas que entram neste tubo, acho que pode ser possível colocar um sensor de movimento pelo meio desta estrutura, assim, quando ela cair ele detecta e incrementa o contador.

Ao final do processo, deve haver um evento que indique o término antes da retirada do cartão, por exemplo um botão de fim, grava-se o cartão e, assim que inserido o próximo, o processo reinicia.

As informações repassadas ao usuário do sistema podem ser feitas através de um monitor ou display dependendo da necessidade e viabilidade.

Essa é a minha visão, pelo que entendi.

Acho que o mais indicado para essa aplicação seria um RPi, por um motivo simples: Apresentar informação para o usuário de forma bem mais elegante e prover um Sistema Operacional que pode abrigar o software, mas se isso não for crucial, um Arduino qualquer com um PC para fazer a integração e apresentação.